Skip to main content

Na prática, com quais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável podemos contribuir?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos pela ONU como uma meta para o planeta até o ano de 2030. A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) ressalta o turismo, uma das maiores atividades econômicas do mundo, como uma ferramenta chave para contribuir para todas elas.

O turismo é uma atividade humana de enorme impacto e que pode contribuir não com um ou dois, mas com todos os ODS. Isso fica claro no compêndio criado pelo movimento Transforming Tourism que diz como o turismo pode contribuir para cada um dos 17 objetivos.

Participamos do encontro desse movimento em março em Berlim. O objetivo foi exatamente debater como o turismo pode realmente contribuir para a Agenda 2030. No Ano Internacional do Turismo Sustentável é importante ultrapassar o discurso e encontrar formas reais de sermos mais responsáveis com o planeta e a coletividade! Isso demanda mudanças de comportamento que são incômodas, mas extremamente necessárias e urgentes.

 

Mas afinal, com quais desses 17 objetivos (listamos abaixo), podemos contribuir na prática?

1 – Erradicação da pobreza

2 – Fome zero

3 – Boa saúde e bem-estar

4 – Educação de qualidade

5 – Igualdade de gênero

6 – Água limpa e saneamento

7 – Energia acessível e limpa

8 – Emprego digno e crescimento econômico

9 – Indústria, inovação e infreestrutura

10 – Redução das desigualdades

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

12 – Consumo e produção responsáveis

13 – Combate às alterações climáticas

14 – Vida debaixo d’água

15 – Vida sobre a terra

16 – Paz, justiça e instituições fortes

17 – Parcerias em prol das metas

 

A Raízes é um negócio social que busca diminuir as desigualdades sociais e o desequilíbrio de gênero com soluções de sustentabilidade no turismo e sua produção associada: gastronomia, artesanato, cultura e agroecologia.

Atuamos na co-criação de soluções para comunidades em conjunto com empresas, governos e ONGs interessados em fortalecer o capital social e valorizar os ativos culturais dos territórios em que estão inseridos. Fazemos isso por meio de uma consultoria em projetos de desenvolvimento local, governança coletiva e turismo sustentável. Assim, a nossa missão se enquadra totalmente nos itens 1, 5, 8 e 17. Podendo até mesmo expandir esses impactos de acordo com alguns de nossos projetos e ações.

O Dona do Meu Fluxo é um exemplo de projeto próprio da Raízes que contribui com o Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A campanha Passaporte Verde, que co-líderamos em 2016, está 100% incluída no Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Nossas ações no Vale do Jequitinhonha, cujo investimento foi da Raízes nas duas fases, também se encaixa muito nos Objetivos 1:  Erradicação da pobreza e 5: Igualdade de gênero.

Construindo um negócio com o pé direito

Se você está começado a empreender, pensando em abrir um negócio ou mesmo reformular um já existente, os ODS podem sim contribuir para isso. Eles deveriam guiar pessoas, negócios e governos em suas decisões. Foram criados colaborativamente por especialistas que colocaram foco no que é mais importante e urgente para coletividade. Com sinergia, temos mais chance de alcançar as metas e o bem-estar de todos!

Em outros palavras, eles são um GUIA para avançarmos em construir um mundo mais justo e equilibrado. Entretanto, achamos que ainda falta força! A Agenda 2030 deveria ser muito mais divulgada – bem como resultados impactantes e que contribuem para o Desenvolvimento Sustentável e para inspirar e contaminar positivamente a criação de novos negócios sociais.

Estamos caminhando para isso…

E como pessoa, posso contribuir?

Sim! Todo mundo pode contribuir com suas escolhas e posturas no mundo. Um dos maiores desafios é justamente o engajamento das pessoas físicas, no seu dia a dia com os objetivos na prática.

É claro que quando fazemos escolhas para nossa vida profissional e essas escolhas nos ligam a empreender com propósito, negócios do bem, que promovem impactos transformadores estamos praticando vários dos objetivos. Mas no mundo pessoal, individualmente e cotidianamente, é importante que estejamos executando pequenas ações que, somadas, podem provocar resultados incríveis para o atingimento dos ODS.

(Página 68 do Guia de Empresas B 2017)

Por isso, quando falamos em empresas, são elas que podem fazer uma grande diferença para efetivamente alcançarmos as metas 2030. O Sistema B pensou nisso e é por isso que fazemos parte dele!

Bóra fazer juntos?