O Passaporte Verde é uma campanha criada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com o intuito de promover a sustentabilidade no turismo.

periodo e duração


Fevereiro a setembro de 2016 (08 meses)

cliente


Rio2016 e PNUMA

abrangência e localização


Rio, Angra e Búzios

O Passaporte Verde é uma campanha criada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com o intuito de promover a sustentabilidade no turismo. A campanha tem dois braços. Um deles, de consumo, que busca falar diretamente com o turista e o morador de destinos turísticos. O outro, de produção, que dialoga com o trade: meios de hospedagem, alimentação, agências e operadoras.

A campanha nasceu em 2008 e passou por mudanças e enfoques diferenciados ao longo dos anos. Em especial, durante grandes eventos como a Rio+20, Copa do Mundo e, agora, Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Exclusivamente para os Jogos Rio 2016, a Raízes foi a executora da campanha Passaporte Verde. Fomos responsáveis por, entre outras coisas, engajar projetos, iniciativas e empresários a pensar – e botar em prática – como ser mais sustentável.

Também fomos nós que buscamos estimular os turistas a conhecer roteiros autênticos no Rio de Janeiro, inclusive gratuitos e nas comunidades, valorizando:

– A autenticidade;
– O contato com a natureza;
– O contato com a cultura local;
– A consciência de participação e impacto durante a viagem.

A lista de iniciativas ficaram disponíveis para consulta em um aplicativo e pelo site – por onde também era possível assumir um compromisso voluntário. Até a realização e durante os Jogos, o aplicativo recebeu atualizações de como aproveitar a cidade de forma consciente durante as competições.

Roteiros-teste

Antes do início dos Jogos, a Raízes também acompanhou roteiros-teste a serem aprovados para entrar no aplicativo.

O primeiro deles, por exemplo, foi o Morro dos Tabajaras e Cabritos. Um roteiro de base comunitária que possibilita conhecer um pouco a vida das pessoas no local. Envolve também uma trilha até o alto da Pedra do Cabrito que tem uma vista incrível!

A experiência foi avaliada por 20 turistas que, com base na percepção, deram o aval para que ela seja selecionada para o aplicativo.

 

Notícias relacionadas:
Sustentabilidade = Respeito pelo turismo

Por trás das Olimpíadas: projetos comunitários que circulam pela ruas do Rio

Principais resultados


  • 18 novos roteiros na plataforma
  • 10 roteiros autênticos testados e divulgados
  • 01 formação de consultores e multiplicadores SEBRAE
  • 03 formações com empreendedores: Rio, Angra e Búzios
  • Parceria com as principais associações do trade turístico
  • Parceria com veículos de comunicação específicos para turismo sustentável
  • Participação em eventos e intensificação da campanha nas redes sociais
  • Marca de 173 mil seguidores no facebook (o dobro do início da campanha)
  • Alcance de 5,6 milhões de pessoas

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Cocriar

  • null

    Realizar

Vídeos

Links externos