periodo e duração


14 a 25 de Julho de 2017 (11 dias) + 3 meses de preparação

cliente


Projeto próprio em parceria com a Korui.

abrangência e localização


Sertão Mineiro (Noroeste) e Vale do Jequitinhonha

equipe


Na equipe de campo:

Mariana Madureira, Jussara Rocha, Maria Luiza Spolaor, Sujaan – Adriana Uribe (videomaker) e Yasmin Carmorari  (Korui)

 

Mobilização local:

– Damiana, Daiana e Diana Campos

– Andréa Alves

–  Monique Barboza

– Valdirene Santos

– Deuzani Gomes

– Anísia Lima

– Edilucia Borges

Empoderamento feminino é uma das premissas que permeiam a essência da Raízes desde sua criação, a começar por suas fundadoras, Mariana Madureira e Marianne Costa, e depois com a chegada da sócia e consultora Jussara Rocha. Além de, ao longo do tempo, um time de colaboradoras predominantemente. Não por acaso, sempre que possível nossos projetos envolvem algum grau de relação com mulheres. E, desta vez, atuamos em parceria com um parceiro que produz algo totalmente voltado para esse público: o coletor menstrual.

Ao lado da Korui, nossa equipe percorreu mais de 3mil km em 11 dias pelo sertão mineiro. E distribuiu centenas de coletores menstruais para as mulheres dessas comunidades mineiras mais vulneráveis. A ideia do projeto de empoderamento, criado pelas mulheres da Korui e pela Raízes Desenvolvimento Sustentável foi realizar workshops levando informações e doando coletores menstruais a mulheres em situação de vulnerabilidade do sertão de Minas Gerais.

Mas o projeto não parava por aí, como você pode ver aqui. A ideia era mais profunda e impactante!

Empoderamento na veia – Depoimentos, registros e afins

Um grupo de mulheres quilombolas fez alguns relatos lindos sobre a relação da mulher com a lua no campo. Outros grupos das periferias relataram a dor do preconceito contra a mulher dos seus bairros na cidade. Um estigma que, ainda e infelizmente, limita a atuação delas, quando não impossibilita uma entrada no mercado.

Ficou também o nosso encantamento em discutir com as mulheres que moldam o barro no Jequi como são moldadas suas vidas. "Sororidade e apoio mútuo" foi tema dos workshops e já se tornou realidade - algumas criaram grupos de encontro estimuladas pela ação. Mais detalhes por escrito aqui.

Mas como sabemos, o grande impacto é mesmo visual. Por isso, além de tudo, selecionamos uma videomaker para embarcar nessa com a gente! E a escolhida foi a Adriana Campos, que fez esse registro lindo, lindo que você pode conferir abaixo nessa primeira parte de uma série que lançaremos semanalmente.

A edição maravilhosa é do bendito fruto Luan de Paula. Já a trilha sonora é da Diadorina, grupo feminino do sertão mineiro.

  • Dona do Meu Fluxo

  • Dona do Meu Fluxo

  • Dona do Meu Fluxo

  • Dona do Meu Fluxo

Principais resultados


3mil km em 11 dias pelo sertão mineiro e distribuição de centenas de coletores menstruais para as mulheres dessas comunidades mineiras mais vulneráveis.

Número de beneficiário


Centenas de mulheres impactadas positivamente.

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Inspirar

  • null

    Realizar

Vídeos