Skip to main content

Qual é a experiência da Raízes com volunturismo?

Estamos prestes a embarcar no coração da Amazônia em mais uma ação Dona do Meu Fluxo, O projeto doa coletores menstruais a mulheres de comunidades ribeirinhas e leva informações sobre o próprio corpo entre outras questões de empoderamento feminino. A diferença dessa vez está em uma novidade: abriremos um edital de volunturismo para as mulheres que queiram viver essa experiência de viagem contribuindo com a iniciativa.

 

Prévias em Minas Gerais

Lá em 2013 tivemos uma experiência muito gratificante com o volunturismo. Primeiro, arrecadamos aproximadamente 1 mil livros para a Aventura Literária, viagem idealizada pela própria Raízes no Vale do Jequitinhonha (MG). Depois, estruturamos e contribuímos com a criação de uma biblioteca comunitária estruturada na Associação Comunitária de Campo Buriti e Coqueiro Campo.

A ideia do espaço de leitura era atender as comunidades localizadas nos municípios de Minas Novas e Turmalina. O objetivo era fazer uma contribuição, mas acabou sendo um retorno maior do que o esperado.

 

Aos muros, alegria e conexão

No ano seguinte, foi a vez de receber estudantes estrangeiros para uma expedição. Um grupo da Universidade da Flórida (EUA) foi também ao Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, para uma experiência que envolvia arte, sustentabilidade e trabalho voluntário. Ao todo, doze jovens de países como Estados Unidos e Coreia do Sul realizaram diferentes tipos de atividades. Uma delas foi a pintura dos muros das comunidades da região com tinta extraída direto da terra.

Embasando o que sempre falamos sobre a importância de ouvir e entender as necessidades da comunidade, e ideia de pintar os muros das comunidades surgiu em um bate-papo com as próprias artesãs. Perguntamos para as artesãs se os muros eram por questão de segurança. Elas disseram que não.

Eles serviam, na verdade, para barrar a poeira que vinha com o vento, mas acabou ficando algo pouco visualmente agradável. Então, para dar uma aparência melhor tivemos a ideia de fazer essa experiência. Além de ser um intercâmbio cultural, a pintura deixou os muros mais bonitos.

Em breve, divulgaremos os detalhes e atividades que farão parte do roteiro na Amazônia. O edital será aberto para mulheres interessadas em embarcar nessa troca cheia de cultura e diversidade com a gente.