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Social Canvas: porque todo setor precisa de planejamento

Por 26 de maio de 2017junho 6th, 2017Artigos

O Social Business Model Canvas é uma ferramenta para criar um modelo sólido de negócio social, considerando aspectos pontuais a serem definidos. É uma tabela que, ao ser preenchida pode ajudar o empreendedor a estruturar melhor seu planejamento de negócio.

E por que estamos falando desse modelo? Porque acreditamos nele! Especialmente por – como não poderia ser diferente em um negócio social – ser uma ferramenta colaborativa que ajuda a comunicar modelos de negócios diferentes com seus públicos de interesse e criar novas ideias.

Na Raízes, utilizamos o recurso diversas vezes, fazendo parte de um dos nossos expertises. Facilitamos a criação do Canvas para o Instituto Arara Azul. Atuamos com ele para a Fabriqueta de Turismo do CPCD e para Rede Anima. Também o usamos como ferramenta de planejamento rápido e simplificado em inúmeros pequenos negócios que ajudamos a fazer surgir ou se reestruturar.

[Acompanhe aqui um pouco da nossa trajetória!]

 De onde vem

O Business Model Canvas, foi elaborado por Alexander Osterwalder. Como definido por Cécile Petitgand após uma reunião de aceleração e incubação da Yunus Negócios Sociais, “ele serve para identificar o problema social ou ambiental que a sua empresa pretende resolver. Isto é uma etapa imprescindível do planejamento de um negócio social; se não passar por ela, a empresa corre o risco de perder sua relevância social e falhar na sua missão principal”.

Neste link há um modelo completo, já em português, a ser seguido. Mas há uma versão em inglês, ainda mais completa, disponível para download em inglês no site oficial do modelo. Para facilitar, também o anexamos aqui. Basta clicar na imagem, salvar no seu computador e imprimir e/ou transcrever para utilizar.

Como adaptar à minha realidade?

Adaptações são bem-vindas de acordo com a necessidade. O importante mesmo é, como dissemos anteriormente, a co-criação – outra premissa que faz parte do nosso dia a dia. Mas qual a diferença entre o canvas tradicional e o canvas para negócios sociais? Bom, a diferença são algumas novas janelas ou lacunas a serem complementadas que se aplicam particularmente a esse tipo de negócio. São elas:

Segmentos de Beneficiários: aqui o negócio social pode identificar quem são seus segmentos beneficiários – mesmo que eles não estejam colaborando financeiramente com o seu negócio e que não haja lugar para eles na tela do modelo de negócio regular.

Proposição de Valor Social e do Cliente: Certifique-se de que você estabeleceu um raciocínio convincente. Ele conduzirá seus clientes a comprar, sem esquecer o seu impacto sobre a sociedade. Os negócios sociais, por sua complexidade, geralmente precisam pensar em valor para mais de um stakeholder. Nem sempre o beneficiário direto é o cliente.

Medidas de impacto: Desenvolva um pensamento claro sobre o tipo de impacto social que você está criando e como ele poderia ser medido. Métricas são fundamentais para a consolidação de um negócio social.

Excedente: Planeje e comunique o que acontece com os lucros e onde você pretende reinvesti-los. O uso consciente dos superavits é um dos diferenciais entre negócios tradicionais e negócios sociais.

 

Desenvolver esse canvas e finalizar suas definições exige encontros, dedicação, reflexões. Mas o resultado é surpreendente e esclarecedor! É claro que esse texto é pouco para direcionar qualquer iniciativa, porém esperamos ter clareado um pouco esse caminho. Se precisar de um help para a sua empresa, Instituto ou projeto, conte com a gente. Bóra prosear!