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Como decidir qual projeto social apoiar pela minha empresa?

Se você está por dentro dos negócios, sabe que as empresas têm corrido para se manterem atualizadas com o ESG, principalmente no que diz respeito à letra “S”, ou seja, “Social”. E com isso, pode vir a dúvida de qual projeto social apoiar, por exemplo. Mas afinal, o que significa ESG?  

A sigla em inglês quer dizer Environmental, Social and Governance, que em português é traduzida como Ambiental, Social e Governança (ASG). O termo tem sido usado para se referir às práticas corporativas e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade – e não apenas com o lucro no mercado financeiro.  

A adoção de ações que contemplem esses aspectos representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as instituições e seus investidores. Isto porque as melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas parte da estratégia financeira das organizações. 

Leia também: ESG: por que nunca foi tão atrativo investir quanto agora? 

 

Nesse contexto, negócios andam revendo suas práticas, planejando como ampliar suas ações para melhorar o desempenho na parte social. E logo a primeira dúvida que surge é: qual projeto social apoiar? 

Existem duas formas simples de responder a essa pergunta. A primeira é apoiar projetos já existentes, como ONGs e iniciativas sociais com causas super relevantes e plurais. Aqui na Raízes, por exemplo, nós temos em parceria com a Korui, o projeto sem fins lucrativos Dona do Meu fluxo, que tem o objetivo de auxiliar no combate à pobreza menstrual em todo Brasil. Para saber mais sobre esse projeto e como apoiá-lo clique aqui! 

A segunda forma é criar um projeto completamente novo, dando um passo além de entrar como apoiador ou patrocinador, para fomentar uma nova iniciativa, mais autoral. Mas, independentemente de apoiar um projeto existente ou criar o meu projeto, como tomar as decisões chave do meu investimento social? 

 

Comece por onde você está! 

Sua empresa tem uma planta ou escritório? Onde ela está situada e quais são as características das populações que vivem nesse entorno? Qual o relacionamento da sua empresa com a comunidade que a circunda? Uma boa forma de começar um projeto territorial é promover uma escuta qualificada dos stakeholders locais.  

Assim, a sua companhia cria objetivos que sejam de interesse coletivo e que dão um retorno social tanto à comunidade beneficiada, quanto à realizadora da ação. O que naturalmente melhora o relacionamento, aumenta o diálogo e o entendimento de questões que só são visíveis se sentidas na pele. 

  

Qual causa tem relação com o propósito do seu negócio?  

A definição de propósito de uma empresa é a conexão entre ela e a sociedade. Ou seja, um negócio não existe apenas pelo objetivo de lucrar. Ele precisa refletir algo mais inspiracional, que envolva motivações e crenças. 

Sabemos que existem muitas causas que precisam de investimento e muitas “bandeiras” que deveriam ter mais visibilidade. Por isso, antes de tudo, é preciso olhar ao redor e escolher qual será a causa que tem relação com o seu propósito. 

Para tanto, é preciso entender profundamente o que move o coração dos indivíduos que compõem a sua organização. É sobre buscar um impacto positivo no mundo, algo que perdure, que influencie ativamente a qualidade de vida das pessoas dentro e fora do local de trabalho. 

 

Quem são seus stakeholders? 

O projeto começa pensando nos próprios funcionários, claro! Afinal, de nada adianta ser ativista de uma causa sem vivê-la dentro da casa. Então, seus colaboradores podem ser convidados a apoiar a iniciativa escolhida. Seja como voluntário, ou até mesmo divulgando o projeto etc.   

Ou então, o foco pode ser nos clientes com o planejamento de ações colaborativas que somem esforços em prol de uma causa. E, por fim, na cadeia de fornecedores com um projeto de qualificação de pessoas, que podem vir a ser futuras fornecedoras, por exemplo. Lembre-se que um produto ou serviço só será sustentável se seus insumos e sua cadeia de fornecimento forem. 

Leia também: 3 motivos para qualificar sua cadeia de fornecedores 

 

Conecte com os ODS 

A Raízes atua norteada pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade – idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).   

Os ODS são uma ferramenta de sinergia coletiva para alcançar o desenvolvimento sustentável que queremos no planeta. Por isso, é importante alinhar ações como forma de conexão de um futuro mais possível e justo a todos. 

 

Por último e não menos importante, ao se posicionar e escolher sua causa, mantenha os pés no chão! Saiba que os resultados das suas ações devem ser de médio a longo prazo.  

Por aqui, na Raízes, cocriamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Caso queira conversar conosco e saber como podemos te auxiliar nessa jornada social, entre em contato com a gente!