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Por que implantar um projeto comunitário no entorno de sua empresa?

Por 5 de maio de 2017junho 6th, 2017Artigos, Projetos

Sua empresa está instalada nos arredores ou dentro de uma comunidade, certo? Muitos dos colaboradores moram no entorno também, não é? Para as duas perguntas, com certeza a sua resposta foi “sim”. Por isso, a sua imagem está muito ligada às relações que se estabelecem entre vocês, e aos benefícios (ou não) gerados para essa sociedade plural e cada dia mais consciente.

Mas atualmente isso vai muito mais além da questão central. Vai muito além da geração de empregos e os benefícios garantidos por lei. Aliás, eles vêm mudando significativamente com a redução de ofertas e as novas relações de trabalho oportunizadas e criadas neste mundo fluido e mutável. Estamos em constante aceleração tecnológica e em crescente oferta de informação e possibilidades. E nem preciso comentar sobre a legislação aqui no Brasil… vergonha!

A era do sucesso financeiro a qualquer custo sem importar com as consequências sociais, culturais ou ambientais geradas está findando. Ainda bem! A consciência social é crescente, as questões de gênero e diversidade se interpõe como cruciais na criação de oportunidades para todos.

Muito além dos benefícios

O mundo mudou e o conceito de benefícios vai muito além das necessidades primárias da sociedade, da legislação e da tal responsabilidade social tão falada. Aliás, você conhece empresas e discursos eloquentes de consciência e responsabilidade com a prática oposta?

Então, nós também!

Empresas não são ilhas

Empresas não são ilhas. São elementos de conexão social. São meios permanentes de agregação ou desagregação de valores e fomento direto ou indireto de desenvolvimento local. Estamos sempre cercados de movimento, de pessoas, de organizações e empresas num moto continuo de estímulos e impactos que podem ser positivos ou ameaçadores.

E as oportunidades surgem bem aí, nesse novo espaço de cocriar impactos sociais positivos fazendo diferente e fora da caixa.

Então, por que não atuar com projetos verdadeiramente comunitários e que tragam benefícios de fato transformadores na vida das pessoas?

Na Raízes Desenvolvimento Sustentável, a gente adora fazer essas conexões e mostrar para os nossos clientes o quanto eles são fundamentais e podem gerar um valor diferente na vida das comunidades onde estão inseridos. Nós temos orgulho de dizer que somos parceiros desse olhar das empresas que se conectam a esse novo tempo.

Como?

O turismo comunitário, uma das nossas expertises, é uma dessas formas que trazem ganhos para todos que acreditam que podem ser parte de uma nova economia mais solidária e transformadora.

Veja o caso do Projeto de Turismo e Geração de Renda com Artesãs ou da Fabriqueta de Turismo da Cooperativa Dedo de Gente, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, por exemplo. Ou ainda a experiência em Cabo Verde com empreendedores de turismo rural comunitário na Rota D’Aldeias Rurais de Santo Antão.

É bom:

– Para as comunidades, porque é uma forma diferente de turismo que tem como premissa o protagonismo e a autogestão da atividade. Além de trazer a transparência nas relações entre comunidade e seus visitantes.

– Para os moradores, porque são parte principal no processo de recepção e oferta de serviços e atividades, distribuindo renda, preservando suas tradições e saberes e mantendo o direito à terra como elementos fundamentais.

– Para as EMPRESAS, porque gera visibilidade diferenciada na sociedade pela demonstração prática de cuidado. Além de novo olhar para as pessoas e a criação de oportunidades de desenvolvimento que vão além do seu foco principal. Mostra que elas geram resultados concretos de ampliação de trabalho e renda para as comunidades/moradores onde estão inseridas.

Reputação y otras cositas más

Em outras palavras, preocupar-se e estar atento para suprir as necessidades da comunidade ao entorno e diminuir os impactos de eu negócio na região é obrigação moral. Está diretamente ligada à reputação e a imagem que está sendo construída por sua organização.

Além disso, há o reconhecimento interno e envolvimento de seus colaboradores nas ações de fortalecimento do capital humano e eliminação de barreiras sociais. Tanto por estarem sendo diretamente impactados – muitas vezes com projetos que beneficiam sua família e/ou conhecidos – quanto pelo orgulho em fazer parte do time de uma instituição do bem.

Tudo isso impacta na produtividade e na competitividade, com o estabelecimento de novas relações sociais baseadas no diálogo.

A velha rixa: custo x valor

Ao longo 10 anos de Raízes, vivenciamos alguns desses impactos. Um deles é o caso do Projeto Arte Carste de geração de renda e produção associada ao Turismo. Ele conta com artesãos na região das grutas de MG, com apoio da TAM e da Brenan Cimentos. O outro, o Projeto de Geração de Renda Sabores do Morro promovido pela Fundação Vale, em Catas Altas, Minas Gerais.

Não há nada mais gratificante para uma empresa do que saber que, além dos empregos gerados e da dinamização econômica, ela está contribuindo para mudar vidas. Esse é o grande benefício.

O custo disso? Um percentual ínfimo do seu faturamento anual, pode ter certeza. Mas o valor para a reputação e para cada sorriso gerado? Ah, esse é impagável.