Nos seus 30 anos de atuação o CPCD vem desenvolvendo um processo de educação transformadora na vida de crianças e jovens de inúmeras comunidades brasileiras…

periodo e duração


Março de 2014 a Abril de 2015 (13 meses)

cliente


Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD

abrangência e localização


Araçuaí – Vale do Jequitinhonha/ MG

Sobre o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento:

 

Nos seus 30 anos de atuação, o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) vem desenvolvendo um processo de educação transformadora na vida de crianças e jovens de inúmeras comunidades brasileiras (e de outros países). A história dele é fruto da inquietação e do inconformismo produtivo - e criativo - que reage e propõe um novo olhar sobre a maneira de aprender e ensinar. Em resumo, o CPCD atua na cooperação e na alegria, na valorização da cultura e do desenvolvimento local. Ele mescla novas tecnologias com o saber tradicional. Sempre com a intenção de encontrar soluções que potencializem o que de melhor a comunidade produz. E transformando positivamente a vida das pessoas e do lugar.
É um processo coletivo e organizado de produção, que gera trabalho, renda e autonomia. Além disso, fortalece a cultura local. Mais do que isso, ele soma às ações de educação popular e soluções de agroecologia. Com isso, destaca-se como uma Plataforma Integradora de Soluções de Desenvolvimento Local - e vem inspirando pessoas e profissionais que a cada dia querem ver de perto a aplicação dos projetos. O que gera desenvolvimento humano, geração de renda e um fluxo significativo na região; em especial em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

 

Breve resumo do projeto com a Raízes:

 

A Raízes Desenvolvimento Sustentável auxiliou o CPCD na criação da Fabriqueta de Turismo, uma iniciativa da Cooperativa Dedo de Gente em Araçuaí-MG. A Fabriqueta tem como foco o turismo receptivo na região, utilizando todo o potencial dos jovens com o processo de formação já existente coordenado pelo CPCD.
Antes da Fabriqueta, era a equipe do Centro Popular que coordenava e conduzia os visitantes pela área. Isso gerava um acúmulo de funções dos profissionais que atuam no CPCD. Com a implementação do projeto e com a qualificação de jovens orientada pela Raízes, esta nova unidade de negócios trouxe inovação, desenvolvimento humano e valorizou toda a região. A Fabriqueta foi um trabalho de produção associada desenvolvido em parceria pela Raízes, CPCD e Cooperativa Dedo de Gente.
O projeto tem a ver com a ideia das Incubadoras de Negócio, em que o CPCD atua como o fomentador e ente de suporte nas atividades de gestão - além de trabalhar na articulação de parcerias e alianças para a evolução da nova unidade dentro da Cooperativa. A proposta é que a gestão seja cada dia mais interdependente e autônoma, primando pela sustentabilidade e inovação dos serviços prestados. Os principais insumos da Fabriqueta são as tecnologias sociais e educacionais produzidas pelo CPCD na plataforma ARASEMPRE. Somadas a ela uma gama de produtos e riquezas culturais de Araçuaí e das cidades do Vale do Jequitinhonha foram mapeadas e inseridas no processo para a formulação de produtos e roteiros de educação, cultura, agroecologia e tecnologias sociais.

Principais resultados


– 01 nova Fabriqueta na Cooperativa Dedo de Gente -Inserção dos produtos culturais locais/regionais no portfolio da Fabriqueta
– Organização das viagens e redução de custos operacionais das visitas
– Inserção de novos jovens no trabalho de gestão e operação
– Organização das visitas coletivas e individuais

Número de beneficiário


– 10 jovens qualificados – 01 unidade de negócio criada – 60 novos produtos mapeados

Etapas relacionadas

  • null

    Cocriar

  • null

    Conhecer

  • null

    Inspirar

  • null

    Realizar

Links externos