Skip to main content

Empreendedorismo Cultural: qual a importância para economia e patrimônio brasileiros?

Você conhece o Empreendedorismo Cultural? É a prática de iniciar e administrar empreendimentos que têm como principal foco a promoção e a disseminação de expressões artísticas, eventos culturais e atividades relacionadas. Também atua como um guardião, preservando tradições e contribuindo para a compreensão e valorização dessa riqueza  que reflete a herança de povos indígenas, africanos, europeus e tantos outros que moldaram nossa identidade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), iniciativas empreendedoras no setor cultural são fundamentais para a preservação do patrimônio histórico e artístico da humanidade. Empreender no setor não apenas mantém viva a memória de um país, mas também gera engajamento e orgulho no povo.

Cultura é, sim, uma atividade empreendedora. Por mais que nem sempre estamos cientes, as manifestações culturais desempenham um papel significativo para além do entretenimento em momentos de lazer: é também importante para a economia.

Quanto o Empreendedorismo Cultural movimenta no Brasil?

O Empreendedorismo Cultural faz parte da chamada Economia Criativa, que engloba diversas atividades com esse apelo. Segundo o painel de dados do Observatório Itaú Cultural, a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira é de 3,11%. 

Dados de 2021 do Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2011-2022 (SIIC), uma parceria entre o IBGE e o Ministério da Cultura, mostram que  387,6 mil organizações atuavam em atividades culturais, empregando 2,1 milhões de pessoas, sendo 75,7% assalariadas (aproximadamente, 1,6 milhão). 

Os números refletem o impacto positivo do Empreendedorismo Cultural no Brasil e como tem se destacado na promoção da diversidade cultural, na preservação do patrimônio histórico e na geração de oportunidades econômicas.

Iniciativas Brasil afora em prol do Empreendedorismo Cultural

Acreditamos que o Empreendedorismo Cultural estimula a expressão criativa, motivando artistas e indivíduos criativos a buscar a inovação, experimentar novas abordagens técnicas e conceber soluções originais para desafios culturais e sociais. 

Pensando nisso, nós da Raízes Desenvolvimento Sustentável nos juntamos com o Instituto Vivas  e o Centro Cultural Tatajuba para a realização de Workshops de formação para empreendedores do setor cultural e criativo.  Alguns já foram realizados em 2023 e outros vão acontecer agora em janeiro de 2024:

 

  • Projeto Arte em Rede 

 

O projeto Arte em Rede, que aconteceu em Belo Horizonte, capital mineira, em outubro do ano passado, foi realizado pelo Instituto Vivas em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio do Instituto Unimed de BH. Contou com a participação da Jussara Rocha, sócia e diretora de projetos aqui da Raízes, como uma das facilitadoras. 

 

  • Projeto Impulsionando Jovens Empreendedores 

 

Também com participação da Jussara e realizado pelo Centro Cultural Tatajuba, a Raízes esteve presente em Imperatriz no Maranhão para participar do projeto Impulsionando Jovens Empreendedores, patrocinado pelo Instituto Localiza. A iniciativa aconteceu entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 com ciclos presenciais e assessoria online. 

 

  • Movimenta Cultura – Ciclo Formativo em Gestão Cultural 

 

O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e do Governo Federal.

A primeira rodada de aulas presenciais e gratuitas, que durou uma semana, foi realizada em novembro de 2023, em Manaus, no Amazonas, e contou com a presença de Jussara Rocha. 

A segunda rodada, por sua vez, vai acontecer de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 18h30 às 22h, no Auditório da Secretaria de Educação em Aimorés, Minas Gerais. Essa edição conta com a presença de Mariana Madureira, fundadora e diretora executiva aqui da Raízes. As inscrições vão até às 18h do dia 24 de janeiro. Para participar basta clicar aqui e preencher o formulário. É gratuito, porém um processo de seleção simplificado é realizado, independente do número de inscritos. O número de selecionados para a oficina pode ser inferior ao número de vagas, caso os inscritos não possuam o perfil necessário. O resultado será publicado no Instagram do projeto.

Em fevereiro, vai acontecer a terceira rodada de aulas, dessa vez em Brumadinho, também em Minas Gerais, com a nossa consultora Virginia Alfenas.

 

O Empreendedorismo Cultural no Brasil não é apenas uma resposta à demanda por entretenimento, mas uma força transformadora que enraíza as comunidades em sua identidade, impulsiona a economia e abraça a inovação. Ao apoiar e reconhecer a importância dessas iniciativas, estamos investindo no fortalecimento da nossa cultura e na construção de um futuro mais vibrante e diversificado.