Skip to main content

Celebrar é viver: o que aconteceu por aqui em 2023

Por 22 de dezembro de 2023janeiro 3rd, 2024Notícias

2023 foi um ano cheio de movimentos na Raízes, com muitos projetos novos, parcerias, a chegada de novos e maravilhosos colaboradores e o encerramento de projetos, com bons resultados e muita alegria. Celebrar é um hábito que temos, na nossa vida pessoal, nos projetos e nos nossos avanços enquanto equipe.

Se celebrar é enaltecer conquistas, que comecemos celebrando a vida. A vida de cada um que cruzou essa teia chamada Raízes, sendo eles colaboradores, parceiros ou beneficiários. Em especial, celebramos a vida da nossa amada e inspiradora Lucila Egydio, que voltou ao trabalho após um afastamento para cuidar da saúde.

Agora, então, vamos celebrar nossas conquistas!

Um pouco do andamento dos projetos  

Mãos à Moda, em Almenara, Minas Gerais

Desembarcamos no Vale do Jequitinhonha, mais especificamente em Almenara, onde começamos o Projeto Mãos à Moda que finaliza seu primeiro ano cheio de bons resultados:

  • Mais de 60 beneficiárias mobilizadas;
  • 78 horas de formação teórica;
  • 87 horas de formação técnica;
  • Mais de 30 encontros;
  • Um caderno de Saberes, Ofícios e Tradições publicado.
  • Mais de 1700 atendimentos 
  • 2 eventos em praças públicas
  • 3 novas colaboradoras pro time Raízes

 

 

Barão de Cocais – MG

Dos projetos que seguem desde 2022, o Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Barão de Cocais teve sua celebração final de projeto com as beneficiárias agora no mês de dezembro.

Celebramos o engajamento das mulheres, o contato com as beneficiárias e os resultados que transformaram a vida de cada uma. Celebramos também os aprendizados com a gestão do projeto.

 

 

 

Dona do Meu Fluxo 

O Dona do Meu Fluxo fechou 2023 com mais de 1.300 coletores doados ao longo do ano em 27 oficinas em oito estados (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Amapá e Pará), o Distrito Federal e uma oficina internacional (en la Comunidad de Paraitepuy na Venezuela). Tivemos o apoio de 16 voluntárias.

Celebramos o estabelecimento de uma rede sólida de voluntárias, com algumas delas repetindo expedições, articulando e guiando oficinas sozinhas. 

Celebramos também a realização de uma oficina em um grande evento comunitário com 200 participantes em parceria com a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá, Amazônia (ASMAMJ).

No mês de maio, mês da Dignidade Menstrual, participamos do  Manifesto pela Dignidade Menstrual em parceria com o Instituto Rebbú. Além de termos Tauana Costa, nossa Especialista em Projetos Sociais, assinando um artigo no UOL sobre por que é importante lutar pela dignidade menstrual hoje em dia. 

Celebramos ainda a parceria com a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) para oficinas híbridas com mulheres inseridas no sistema prisional em 8 unidades.

Moda e Artesanato Santa Bárbara

No segundo semestre começamos dois novos projetos com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No Projeto Moda e Artesanato Santa Bárbara, tivemos contato direto e pudemos contribuir com a Casa das Tecelãs e Olaria Urbana.

Celebramos com eles o lançamento de duas coleções cápsulas, com os dois grupos do projeto e essa pequena ação tem um potencial transformador!

TBC no Quilombo São Domingos

No segundo semestre também começamos o Projeto Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Quilombo São Domingos, em Paracatu, Minas Gerais.

Com os comunitários, desenvolvemos atividades como reconhecimento e sensibilização do território e das histórias, mobilização e mapa de atores, formação para o trabalho em rede e a identificação de experiências.

E como resultados, já celebramos:  a construção de uma relação de confiança entre equipe e comunidade; compreensão e sensibilização mais profunda por parte dos atores locais da importância em desenvolver as atividades de forma organizada e coletiva e uma comunidade inspirada e trabalhando de forma colaborativa em busca de apresentar seus sonhos e fortalezas a possíveis parceiros.

Trabalhar em prol do quilombo São Domingos foi por si só já é o melhor desse projeto!

Escola do Mar 

Estreitamos nossa contribuição e parceria com a Escola do Mar, projeto de fortalecimento das áreas naturais protegidas do extremo sul da Bahia, por meio de oficinas temáticas relacionadas ao turismo de natureza com foco na juventude feminina.

O projeto promoveu dezenas de encontros sobre turismo de natureza, áreas naturais protegidas, empreendedorismo social, arte, cultura, ciência e cidadania. Contribuímos com alguns deles, inclusive pessoalmente.

São cerca de 150 pessoas beneficiadas e envolvidas nas ações da Escola do Mar, entre famílias, parceiros e comunidade.

 

Mais eventos, parcerias e conquistas

Construímos uma parceria oficial entre a Raízes Desenvolvimento Sustentável e a Turismo 360 Consultoria que deu fruto à Raízes 360. Juntas, atuamos em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, onde realizamos um diagnóstico que até hoje se desdobra em propostas de projetos de desenvolvimento para o território. Fechamos a primeira etapa desse trabalho com um prognóstico e com a certeza que nos veremos em 2024.

 

Também tivemos participação, junto com a Turismo 360 consultoria, no Plano Turismo Verde em Minas Gerais e no estudo sobre o Investimento Social Privado no Turismo.

Participamos também da execução do projeto de Oficinas de Empreendedorismo na Cultura  na Vivas Artes, realizamos capacitação para o turismo comunitário no Pará em parceria com a Garupa, além de pareceres de uso público em Parques no Espírito Santo. 

Ativamente fizemos parte do Sistema B e fomos celebrados como uma das dez primeiras empresas a se tornar B no Brasil.

Também nos mobilizamos em várias ações do Coletivo Muda, do qual fazemos parte e que recentemente aderiu ao Conselho Nacional do Turismo e assinou termo de cooperação com a Embratur. 

Somos parte ainda da rede de Empreendedores Sociais da Folha de São Paulo, seguimos na Futuri e nas nossas parcerias com Impact HUB, Instituto Tatajuba, Diasporab.black e outros.

Fomos premiadas  na 3ª edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America com o roteiro de volunturismo do Dona do Meu Fluxo.

Na comunicação, mudamos a newsletter mensal externa, adicionamos multimídia e a tornamos temática. Além de publicarmos três vídeos temáticos e importantíssimos sobre trabalho decente, mudança climática e consciência negra.

Ufa! Quantas realizações.

Celebramos 2023 como um ano longo, de muito trabalho e cheio de objetivos alcançados. Mas acima de tudo, celebramos como um ano divertido, porque , como dizemos por aqui, “se não é divertido, não é sustentável” – e não é Raízes. 

Esperamos 2024 com a mesma garra e alegria!