Skip to main content

Retrospectiva 2018: como foi o ano aqui na Raízes

Já falamos sobre a importância de celebrar e também de fazer planos para o futuro. Mas ainda faltava pontuar o que aconteceu de mais importante aqui na Raízes ao longo desse ano. Por isso, a seguir, fizemos uma lista com a nossa retrospectiva 2018, para manter viva a chama do quanto temos realizado e podemos realizar.

 

Seguindo o fluxo

A ação Dona do Meu Fluxo, idealizada por nós em parceira com a Korui, chegou à 2ª edição. Conseguimos apoio da Natura, e também estruturamos um edital de volunturismo para o projeto que será divulgado o ano que vem.

 

Florescendo

O projeto Flores do Carmo, em Minas Gerais, “floresceu”. Agora é um negócio reconhecido com e-commerce e aparição na Globo. Neste ano, agregamos as bordadeiras de Ipoema como parceiras, o que enriqueceu o território Carmo-Ipoema e os produtos de tecelagem com bordados.

 

Artesanato potencial

Também começamos um trabalho com tapeceiras em Periquito, no interior mineiro. E tem sido transformador! A meta é que elas deixem de vender tapetes de baixo valor agregado na beira da estrada e se tornem empreendedoras criativas no mercado artesanal. Para isso, 2019 será um ano de muita qualificação, co-criação de novas soluções em produtos e acesso a novos mercados.

 

Destino sem igual

Começamos um trabalho de turismo em Resplendor que promete mexer bastante com esse pequeno e delicioso destino na fronteira entre Minas e Espírito Santo. Estamos atuando em parceria com a Fundação Vale.

 

Diálogo

Realizamos ainda um processo muito voltado para mediação de conflito e diálogo social em um município do interior do Pará. Nessa parceria com a Dialog e o Governo do Estado do Pará o intuito inicial era ouvir a população diante de uma crise, mas também iniciar um processo de qualificação cidadã.

 

Sinergia

A equipe Raízes cresceu e se desenvolveu. E estamos trabalhando com muita sinergia e complementariedade!

 

Empreendedorismo feminino

Participamos do GIFE representando o Grupo Mulheres B, uma iniciativa de empreendedoras certificadas que buscam se apoiar mutuamente. Chamamos atenção para importância de dar mais apoio a negócios femininos, já que, apesar de mulheres empreenderem tanto quanto homens, seus negócios são menores e têm menor chance de crescer.

 

Grande Cafezim

Fizemos um Cafezim especial com parceiros. Em breve, vamos divulgar o vídeo com muita inspiração sobre gerar e mensurar o impacto social em projetos.

 

Para levar na bagagem

– O Projeto Bagagem foi o proponente do II FGTS. E como a gente é unha e carne com ele (entenda a relação) colaboramos com esse vídeo.

Esse é um pouco do muito que fizemos ao longo do ano. Um período cheio de realizações e conquistas, cada uma em seu desenvolvimento. Para 2019 esperamos fazer mais e ainda melhor!