periodo e duração


Abril 2018 - Agosto 2018

cliente


Grupo Dialog / Governo do Estado

abrangência e localização


Barcarena – PA

Iniciar um processo de diálogo social foi uma das iniciativas do Governo do Estado do Pará para a cidade de Barcarena. O município voltou à mídia em fevereiro de 2018 por conta de um transbordo da empresa Hydro. O incidente colocou em cheque a qualidade da água no lugar. Três anos antes, a cidade presenciava um acidente com o naufrágio de bois no porto da cidade.

Assim, para gerar a participação efetiva nas políticas públicas, o Governo contratou a Dialog. A Raízes foi convidada a assumir umas das pastas de um projeto mais amplo que incluiu plano de reassentamento: o diálogo com as comunidades tradicionais envolvidas. O intuito era ouvir a população diante da crise, mas também iniciar um processo de qualificação cidadã - ação está prevista na nova Lei da Socioeconomia aprovada em janeiro de 2018.

Os trabalhos no território incluíram escuta ativa de reclamações, denúncias, sugestões e dúvidas da população. Também foram feitas reuniões locais de qualificação e reuniões maiores com esclarecimentos do Governo do Estado. O objetivo foi gerar participação e mobilizar a comunidade, que inclui indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Número de beneficiário


Mais de 300 interações registradas: sugestões, reclamações, denúncias, dúvidas e comentários.

Mais de 20 comunidades visitadas.

03 reuniões de mediação entre as comunidades e o Governo do Estado.

01 reunião instrutiva sobre a nova Lei de Socioeconomia do Estado.

16 reuniões nas comunidades com participação de mais de 800 pessoas.

 

 

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Cocriar

  • null

    Conhecer