A ruralidade, o Rio Doce, a gastronomia tradicional, o trem, o Parque dos Setes Salões, o brilho das pedras… São várias as marcas de Resplendor, no interior de Minas Gerais. Mas pelo que o município quer ser lembrado? Ou mais do que isso, visitado? Foi para responder a essas perguntas que nos reunimos com empreendedores locais da comunidade de Resplendor para a execução de um módulo de comunicação e promoção turística.
A iniciativa faz parte do Programa de Empreendedorismo Social e Comunitário em Resplendor. O objetivo da ação é que eles passem a se promover melhor individualmente, mas também – e principalmente – como um destino turístico, de forma coletiva e mais atraente para os potenciais viajantes.
Como fazer promoção turística
Entre as estratégias que temos adotado está o branding. Esse termo em inglês se refere a criação não só de uma marca, mas da imagem de um produto ou empresa frente ao mercado. Significa elaborar mais do que um logotipo ou um slogan: um conceito para o negócio, cidade, bem ou serviço.
Assim, as ações de branding são diferentes das ações de marketing. Neste caso, a busca é pelo retorno a longo prazo através da agregação de valores aos produtos, serviços ou à marca. Aí sim, consequentemente, busca criar um relacionamento com os consumidores e a venda de produtos ou serviços com aplicação de estratégias de marketing.
[Aproveite para conferir aqui nossa experiência em branding de Ecoturismo e Turismo de Aventura].Ao nosso lado nessa etapa contamos com a expertise da consultora de Turismo e Comunicação Tânia Brizolla. Ela é uma amiga e parceira com grande bagagem na promoção do turismo, já que foi uma das responsáveis pela estruturação do Salão do Turismo como diretora no Ministério do Turismo entre 2003 e 2009
Estamos empolgados com os resultados desse plantio, uma vez que os empreendedores da comunidade têm se mostrado empenhados em melhorar o cenário turístico e econômico da região. Que venham os frutos!