Skip to main content

O que fazemos: benchmarking e viagens de inspiração

Pesquisar, analisar e filtrar estratégias úteis de seus concorrentes e negócios correlatos para transformar em iniciativas potenciais para a sua própria empresa. Esse é o objetivo do benchmarking e viagens de inspiração, uma das ações que realizamos aqui na Raízes (confira aqui outros tópicos da série “O que fazemos”).

O benchmarking é, segundo a Endevour, “uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como ‘ponto de referência’. É um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional”.

Como uma das frentes de atuação da Raízes Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada, realizamos também famtrip e viagens de inspiração que utilizam essa metodologia. Falaremos mais a seguir.

 

Benchmarking e viagens de inspiração

A seleção do destino para uma viagem de inspiração tem a ver com o público – geralmente empreendedores de pequeno porte que apoiamos em projetos de mentoria, incubação ou aceleração. Tudo depende do projeto, do custo-benefício, da disponibilidade dos envolvidos etc. para que o roteiro possa ser aproveitado ao máximo. Nesse caso, o papel da Raízes é fazer essa curadoria e a articulação com os parceiros locais que receberão os empreendedores beneficiados por um projeto, além de acompanhar todo o processo.

Muito mais do que um passeio – cuja visita à praia, por exemplo, pode inspirar –, essa ação tem um propósito muito específico. Por isso, para que essa ferramenta atinja os melhores resultados é importante ter métodos criteriosos:

– Mapear iniciativas semelhantes;

– Ter claro o objetivo da viagem;

– Articular parcerias com atores locais que possam apresentar as iniciativas detalhadamente; mostrando como funcionam e que realizem, por exemplo, rodas de conversa com os empreendedores que a visitam.

Tudo envolve um planejamento com objetivo claro. Com o melhor destino mapeado – tendo semelhanças o suficiente para que esses empreendedores se vejam naquela realidade –, já in loco, a realização desses encontros de troca de informação passa também pela orientação dos empreendedores-visitantes.

Eles recebem antecipadamente toda a instrução e até um material para irem acompanhando e preenchendo. É uma espécie de guia para orientar a observação, pois desta maneira uma pessoa que não está habituada a ter esse tipo de olhar crítico, de conexão com outras referências, pode ser orientada a desenvolvê-lo. Com isso, nos casos em que nem todo o grupo de beneficiários viaja, os que fizeram parte dessa ação conseguem reproduzir para os outros o que de útil absorveram, por meio de conversas, anotações, fotos e vídeos. Geralmente existe um encontro sistematizado para esse repasse de conhecimentos.

No caso de empreendedores de turismo ou projetos de desenvolvimento territorial de turismo, realizamos famtours e presstrips incluindo operadores e agentes de turismo, jornalistas especializados e influenciadores digitais de turismo. Veja como funcionou no caso de Resplendor.

 

Acontecendo agora mesmo!

Nesta semana, um grupo de beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, está em Recife, Pernambuco, para uma viagem de inspiração. A iniciativa faz parte das etapas de formação da Rede Criativa de Itabirito, criada recentemente, com o objetivo de fortalecer a rede de empreendedores e promover a cidade culturalmente.

Como Recife é reconhecida como uma das capitais mais criativas do Brasil em questão de turismo, gastronomia, música e outras artes, não poderia ser mais perfeita para essa ação de benchmarking e viagens de inspiração, não é mesmo?