Skip to main content

O turismo brasileiro não parou! Ações para além da circulação de pessoas

Quem acompanha as notícias já sabe que o turismo brasileiro foi o setor da economia mais impactado pela crise do novo coronavírus. Segundo o estudo “Impacto Econômico da covid-19 e Propostas para o Turismo Brasileiro”, elaborado pela FGV Projetos, a perda total do setor turístico no país será de R$ 116,7 bilhões no biênio 2020-2021. Mas, para além da circulação de turistas pelas ruas, será que o trade turístico está parado?

O que a gente percebe é que não. Vamos deixar de lado aqui a opinião sobre os controversos casos de reabertura: julgadas como prematuras pela maioria e como necessárias por alguns. Queremos falar da enorme criação de conteúdo, do compartilhamento, das campanhas e do trabalho em rede que vimos surgir ou se fortalecer durante essa pandemia.

Confira abaixo algumas das iniciativas das quais a Raízes faz parte direta ou indiretamente.

 

Mulheres do Turismo em Rede

Podemos começar citando a novidade mais fresquinha, o lançamento da Mulheres do Turismo em Rede, inciativa encabeçada pela Marianne Costa (co-fundadora e ex-sócia da Raízes, hoje diretora da Vivejar) com a querida Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional, e a Professora Mariana Aldrigui, da USP.

Elas contam que a iniciativa foi criada para conectar as mulheres que atuam na ampla e diversificada cadeia do turismo e que cada participação nesse movimento é valiosa. Por aqui, já aderimos! O primeiro e importante passo foi participar de uma pesquisa que será enviada semanalmente com novas etapas.

 

Coletivo MUDA!

Ainda falando em redes, o Coletivo Muda! está mais ativo do que nunca, com novos associados, incluindo nós aqui da Raízes 😊. Lembra que contamos aqui?

 

Projeto Bagagem

Também indicamos acompanhar o Projeto Bagagem, ONG que amamos e que tivemos o privilégio de fazer a gestão executiva entre 2014 e 2015. Nessa pandemia, a nova diretoria é formada pela Poly Ferreira, da Viare Travel, o Weter Moraes, do Carpe Diem, e o Ed Marques, da Araribá. Eles têm feito ótimas lives com conteúdo sobre o setor pelo Youtube.

 

Transforming Tourism

Representando o Projeto Bagagem como tesoureira em 2017, a Mariana Madureira participou do evento de co-criação da declaração Transforming Tourism, na Alemanha. E esse foi mais um movimento que se fortaleceu nesse momento de tanta dificuldade em todo o mundo.

O grupo está se rearticulando para compartilhar conhecimento e cooperação. E a primeira ação concreta será uma live no próximo dia 16, às 18h de Brasília. O Brasil participa representado pela especialista em turismo social Mayra Ferrigno, do SESC São Paulo.

Clique aqui para acessar a transmissão.
Zoom Meeting-ID: 986 8584 5673
Password: 123456

 

Desafio do Turismo Sustentável

Sabemos que há desafios, por isso mesmo entidades de peso como a Ashoka Brasil estão buscando ofertar também oportunidades! Foi lançado há pouco o Desafio do Turismo Sustentável, que tem a proposta de conhecer e apoiar empreendimentos inovadores em Turismo Brasileiro Sustentável, que promovam o Desenvolvimento Local, gerem Transformação Social, afirmem o Protagonismo das Comunidades e se estruturem a partir da colaboração de diversos atores.

 

Pensando o novo normal

Se você quer pensar o “novo normal” ou o turismo pós-pandemia pela Covid-19, recomendamos o conteúdo que vem sendo criado pela Ana Duék no Viajar Verde, como no artigo em que fala sobre a capacidade turística dos destinos.

Ou ainda, o texto do Turismo Spot (da Turismo 360 Consultoria), que compartilha os protocolos de segurança adotados por organizações internacionais. Vale contar que a Raízes também é parceira deles e no próximo mês, agosto, vai ter texto nosso por lá. Acompanhe!