Skip to main content

Sustentabilidade = respeito pelo turismo

Por 21 de outubro de 2015agosto 30th, 2016Artigos

Ter atitudes sustentáveis no turismo é mais fácil do que se imagina. Não são necessárias grandes invenções muito menos ser um expert no assunto. Uma pitada de boa vontade já é um grande passo.

Sendo um viajante ou empreendedor local uma coisa é certa: todos querem ser respeitados. A sustentabilidade no turismo também é pautada por essa premissa, onde a soma de turistas conscientes e destinos qualificados podem gerar uma matemática fantástica de benefícios mútuos. Para eles se tornarem realidade tomamos por base os 3 pilares da sustentabilidade. (Sim, aqueles famosos pilares!):

A promoção do turismo sustentável se baseia em gerenciar todos os recursos que envolvem a atividade turística (ambiental, social e econômica), garantindo sua vitalidade futura. Essa promoção implica em pensamentos de longo prazo. O imediatismo pode ser considerado um vilão para a sustentabilidade, já que os atos podem ser inconsequentes e sem planejamento.

E cá entre nós que ensinar a pescar é mais prazeroso do que simplesmente dar o peixe… Assim a atividade turística sustentável possui uma sensibilidade para com a comunidade local, buscando compatibilizar os anseios dos turistas com as regiões receptoras, e estimulando o desenvolvimento de acordo com o tempo e a sociedade local.

A campanha Passaporte Verde, realizada pelo PNUMA, é um bom exemplo de estimulo ao Turismo Sustentável. O objetivo é sensibilizar o viajante quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis, apresentando novos hábitos com relação a sustentabilidade.  A edição de 2015, voltada para os jogos olímpicos 2016, trabalha com temas como acessibilidade e proteção da criança e do adolescente, direcionando a campanha para o setor turístico do Rio de Janeiro.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, por sua vez, reconhece as melhores práticas e dá visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis, incentivando e inspirando a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Em 2013 a Raízes foi uma das ganhadoras da categoria Parceiros do Trade.

Einstein disse uma vez: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Praticar atitudes sustentáveis só melhoram nosso planeta Terra! E você, em qual time vai jogar?