Skip to main content

O que fazemos: fomento do empoderamento feminino e equidade de gênero

Muito se fala sobre a força do empoderamento feminino e da busca pela equidade de gênero. Mas você sabe realmente o que significa na prática? Afinal, como as empresas podem contribuir para empoderar meninas e mulheres? Esse é o tema deste texto, que é mais um da série “O que fazemos” da Raízes.

Por definição da ONU Mulheres, o empoderamento feminino é gozar da igualdade de gênero não apenas como um direito humano inalienável, mas como um princípio central de desenvolvimento cultural, social, econômico.

Ou seja, é promover uma mudança real numa sociedade patriarcal e fornecer outras possibilidades de existência e comunidade a meninas e mulheres independente da sua origem, cor ou condição social. É questionar a naturalização das relações de poder profundamente desiguais entre homens e mulheres, assim como lutar por um futuro mais digno com mais igualdade entre os gêneros.

Estas definições estão totalmente conectadas com o que a Raízes acredita – e com o que as pessoas que trabalham aqui acreditam. Mas, na prática, como fazemos isso na nossa atuação?

 

Equidade de gênero no pensamento e nos projetos

 

O quinto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as meninas e mulheres até 2030 – e este é um dos 4 ODS em que a Raízes particularmente atua (saiba quais são todos eles clicando aqui).

A Raízes acredita que o futuro é feminino, sendo uma empresa quase 100% feminina na composição. Talvez por isso, sempre priorizamos trabalhos com as mulheres. Nos últimos anos, passamos a criar metodologias específicas de desenvolvimento para elas, com conteúdo voltado exclusivamente para as necessidades dessa população.

No Brasil, focarmos nessa meta com a seriedade que ela merece é particularmente relevante, já que somos um país com altíssimas taxas de violência doméstica e feminicídio.

Um dos projetos que mais temos orgulho é o Dona do meu Fluxo, que une voluntariado e turismo para levar coletores menstruais às mãos de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Nós já rodamos mais de 4,5 mil km do Brasil para, não apenas levar essas doações, mas empoderar essas mulheres a terem controle do seu fluxo e da sua vida.

Além disso, também somos signatárias dos Princípios do Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, e honramos o compromisso com essa jornada de aprimoramento seja ele na nossa equipe e também nas nossas ações.

 

Conheça o nosso programa “Entre elas”

 

Durante a execução de vários projetos da Raízes, nós inserimos um programa chamado “Entre elas”, que basicamente consiste em reuniões e/ou oficinas promovidas por mulheres para mulheres, sempre sobre temas do universo feminino.

Alguns exemplos de projetos em que  esse programa foi inserido foram as iniciativas “Flores do Carmo”, “Sabores do Morro”, “Bordadeiras de Ipoema” e recentemente em “Barão de Cocais”, entre outros.

Um exemplo de atividade desse programa é a oficina “Auto estima e beleza”, em que convidamos uma visagista ou maquiadora para dar um mini curso com truques simples de maquiagem ás beneficiadas. Assim, ao mesmo tempo em que elas são capacitadas como empreendedoras pela nossa equipe principal, também aprendem a se cuidar e se amar mais um pouquinho com nossas outras parceiras.

Tratamos também saúde e alimentação, levamos o Dona do Meu Fluxo quando as mulheres são pertencentes a grupos vulneráveis, exploramos ainda temas como finanças pessoais, autoconhecimento e comportamento resiliente.

 

Aqui na Raízes Desenvolvimento Sustentável somos mulheres e lutamos diariamente para que a força do feminino se multiplique e se transforme nos territórios que atuamos. Vem com a gente?