Skip to main content

Mulheres empreendedoras de Barão de Cocais-MG. Quem são e o que fazem?!

Por 8 de setembro de 2022novembro 3rd, 2022Notícias, Projetos

Esse é o tipo de história que a gente adora contar. Sabe por quê? Porque fala sobre a jornada de mulheres que nos inspiram diariamente. É hora de apresentarmos um pouquinho das mulheres empreendedoras beneficiadas por uma iniciativa da Vale com execução da Raízes, o Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social em Barão de Cocais, em Minas Gerais.  

Ao longo do último ano, trabalhamos com as mulheres evacuadas das comunidades rurais de Socorro, Piteira, Tabuleiro e Vila do Gongo, que fazem parte da ZAS – Zona de Autossalvamento no município de Barão de Cocais. A região foi evacuada devido ao acionamento da sirene de segurança da barragem de Gongo Soco em 2019. 

Naquele momento (2019), desde então, as atividades desenvolvidas pela Raízes contemplaram compreender e mapear a caracterização dos vínculos e sentimentos da população evacuada com o território. Além disso, fazer a prospecção de suas expectativas com relação ao futuro. Assim, conseguimos um diagnóstico qualitativo de como as pessoas se relacionam com o território e também entre elas.  

 

O fazer coletivo 

A partir do diagnóstico, a Raízes vem apoiando a estruturação e o fortalecimento da Associação Comunitária do Socorro, organização que aglutina os moradores das quatro comunidades e faz a interface com todos os parceiros.  

Uma outra atividade é o desenvolvimento de possibilidades de reinserção do mercado para mulheres com o perfil empreendedor das comunidades. O objetivo? A geração de renda delas e suas famílias, com empreendimentos de pequenos negócios nas áreas de gastronomia e artesanato.  

Assim, coletivamente, nasceram ideias (do zero ou de melhorias) de um pequeno negócio como restaurante, pousada, doceria, empório e produção de artesanato de bordado e crochê. Saiba mais sobre cada negócio a seguir: 

 

  1. Adriana Duarte 

 

Adriana é uma experiente produtora agroecológica que desenvolveu a marca Produtos da Terra. Ela fabrica e comercializa alguns itens como: quitandas caseiras, doces, compotas, conservas, geleias e congelados. Ela também participar de feiras na região. 

 

 

 

  1. Almira Moura

 

Almira é funcionária da prefeitura em licença. Habilidosa, estrutura um pequeno negócio de peças em bordado e crochê com o objetivo de melhorar sua situação financeira com a venda de seus artesanatos. 

 

  

 

  1. Aparecida de Paula

 

Aparecida de Paula trabalhava no tradicional restaurante da família em Socorro. Por isso, resolveu empreender novamente no ramo alimentício. Ela começou com a venda de doces e hoje abriu o Sabor de mãe, um restaurante de marmitex para pessoas físicas e empresas.   

 

 

 

  1. Ediléia Santos

 

Ediléia é muito curiosa e faz os cursos oferecidos para ampliar seus conhecimentos, tem muita vontade de aprender e empreender. Ela tem uma pousada que chama Sol e Lua Ecoturismo, que é seu foco de atuação, onde oferece serviços de hospedagem e lazer. 

  

 

 

  1. Isabel Cristina

 

Isabel gosta muito de culinária e produz lanches finos, folheados, croissant e outras iguarias. Está planejando a sua mudança de carreira e tem o sonho de abrir uma cafeteria diferente. 

  

 

 

 

  1. Maria Aparecida Batista 

 

Maria Aparecida Batista é dona do negócio Entre Serras – Empório, que tem como especialidade pastel de angu e linguiças artesanais. Ela também faz encomenda para festas, bolos caseiros e salgadinhos. Sua a intenção é expandir e se tornar um empório, com um ponto de venda.  

 

 

 

7-8. Zélia e Maria de Lourdes Coelho 

 

Maria de Lourdes produzia mel e seus derivados somente para subsistência. Foi então que passou a levar o excedente para a feirinha de sua vila. À medida que as encomendas cresceram, ela aceitou também outros pedidos, e hoje incrementa a produção com a ajuda de sua irmã Zélia. 

 

 

 

Estamos muito orgulhosas em apresentar esse grupo de mulheres empreendedoras. Para saber mais sobre a Raízes e projetos futuros, fique de olho nas nossas mídias sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn)!