periodo e duração


Setembro 2019 - Janeiro 2020

cliente


Vale S.A

abrangência e localização


Barão de Cocais (MG)

equipe


Jussara Rocha

Isabela Pôssas

Dárnisson Viana

O projeto teve como objetivo a realização de um Diagnóstico Social com a população das comunidades de Socorro, Piteira, Tabuleiro e Vila do Gongo, que compreendem a ZAS – Zona de Alto Salvamento no município de Barão de Cocais em MG  que foram evacuadas devido ao acionamento da sirene de segurança da barragem de Gongo Soco em 2019.

As atividades compreenderam o mapeamento e a caracterização dos vínculos e sentimentos da população evacuada com o território e a prospecção de suas expectativas com relação ao futuro.

O trabalho foi executado por meio de uma escuta profunda e sensível com as comunidades gerando dados de realidade e qualitativos visando nortear e orientar um trabalho de investimento social  mais assertivo baseado em parâmetros de leitura do território e que contemplem também nuances dessa realidade por grupo social sob a perspectiva dos comunitários.

Para tanto foram realizados 12 grupos focais e 21 entrevistas qualitativas numa escuta direta em uma amostra aproximada de 1/3 da população atingida, onde foram ouvidas lideranças comunitárias formais, lideranças Informais

formadores de opinião, moradores e sitiantes atingidos.

Principais resultados


  • Estudo Antropológico sobre as Comunidades;
  • Relatório qualitativo sobre a percepção geral da escuta realizada e recomendações.

 

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Conhecer