Skip to main content

Fashion revolution: moda sustentável, autoral e práticas do Mãos à Moda

Moda Sustentável

A moda sustentável e autoral representa uma abordagem inovadora e consciente da indústria da moda, que se concentra na criação de peças únicas ou em pequena escala, produzidas de forma ética e com mínimo impacto ambiental. O projeto Mãos à Moda em Almenara – MG é um exemplo desse viés. Esta iniciativa idealizada pelo Sebrae Minas e com metodologia cocriada pela Raízes DS tem como objetivo dar visibilidade à moda autoral no estado e promover uma visão da diversidade identitária desta cadeia produtiva tão expressiva e repleta de negócios criativos. 

O projeto já passou por três etapas (se quiser saber mais sobre as fases passadas leia o nosso texto Como gerar inovação social através da cadeia produtiva da moda e do artesanato). Atualmente, está na sua 4ª etapa: Desenvolvimento de Produtos e Soluções – Laboratório Criativo. Essa fase consiste em laboratórios criativos, que são espaços de experimentação e prototipagem de coleções cápsulas, na qual as beneficiárias começam a desenvolver as próprias coleções.

São cinco Laboratórios temáticos:  moda casa, moda feminina, moda infantil, upcycling e acessórios e os resultados vão ser apresentados no lançamento das coleções no início de agosto.

“Participar dessa etapa mais prática do Mãos à Moda está sendo muito construtivo, no sentido de que às vezes a gente trabalha, até que eu já trabalho com desenvolvimento de coleções, mas de uma maneira mais comercial, mais automática, e essa parte mais prática do Mãos à Moda também é uma forma mais rebuscada, de estar vendo as nossas tradições, as nossas técnicas, que temos aqui na nossa região, e que podem estar contribuindo para formar uma coleção mais rica. Então, está sendo um aprendizado muito grande”, conta Gabriela Ducor, uma das beneficiárias.

Conexão Minas Gerais-Pernambuco

Que tal se inspirar com o melhor que há? Para ajudar nessa fase, uma representante de cada grupo temático, juntamente com a equipe de gestão do projeto e o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, viajaram até Pernambuco para conhecer o Polo de Moda Autoral do Estado. A excursão foi dividida em dois polos: Recife e Caruaru. 


“Eu nunca tinha ido a Pernambuco. Foi maravilhosa a viagem, por ser uma cidade assim, do Polo da Moda Autoral, o pessoal é criativo, nos dá a iniciativa para colocar em prática o que a gente viu lá, que é uma coisa do segmento muito importante mesmo. Muito bacana”, disse Elania Barros, outra beneficiária que participou da iniciativa. 

Já para Maria Loya: “Foi um conhecimento grandioso que eu trouxe para a minha cidade, o amor que eles têm pela cultura, como eles demonstram. Foi uma grande viagem, muito proveitosa: o conhecimento, as técnicas deles, a maneira de colocar cada coisa, fez com que enriquecesse mais o aprendizado da gente”.

Essa missão técnica foi realizada pelo Sebrae Minas com apoio do Sebrae Pernambuco, e teve como objetivo conhecer instituições e empreendedores de moda autoral deste estado nordestino que é referência em moda sustentável no país. O grupo visitou alguns pontos turísticos – como alguns museus do Recife Antigo, localizado no centro histórico da cidade -, e  instituições de moda, a fim de obter inspirações para as beneficiárias – como o Armazém da Criatividade, um hub de inovação do Porto Digital em Caruaru e  o Marco Pernambucano da Moda, em Recife. 

Moda sustentável: Raízes na Semana Fashion Revolution 

A moda é um fenômeno cultural que transcende simplesmente o vestuário. Ela reflete valores sociais, econômicos e políticos de uma sociedade. E o fashion revolution é um movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro. No Brasil, busca transformar a indústria têxtil e de vestuário em direção a práticas mais sustentáveis e éticas. 

A Semana Fashion Revolution, um marco anual no ativismo da moda sustentável global, completou 10 anos agora em 2024. Aconteceu dos dias 15 a 24 de abril, com o propósito de ampliar a conscientização sobre os impactos sociais e ambientais da indústria da moda, além de fomentar a mobilização de diversos atores sociais em prol de mudanças positivas no setor. 

Na edição deste ano, Jussara Rocha, sócia e diretora de projetos aqui da Raízes, juntamente com a Raquel Canaan, do Sebrae Minas, participaram da programação oficial do evento com uma palestra do Talk Sebrae no Museu da Moda em Belo Horizonte. A conversa foi sobre “Moda e Sustentabilidade para pequenos negócios: tendência ou urgência?”

A conversa, que foi bastante enriquecedora para o setor e principalmente para os pequenos empreendedores, aconteceu no último dia de evento. 

“Nós estamos em um momento em que existe um repensar da moda, as marcas autorais estão se organizando em coletivos, o Nordeste é muito pioneiro nessa questão. Então, jovens estilistas estão se transformando, não só em marcas, mas em jovens empreendedores de sucesso, mostrando a moda e a forma de vestir com a representação daquilo que a gente é, das nossas raízes, da nossa identidade. Então, é isso que a gente está buscando lá no Vale de Jequitinhonha também”, comenta Jussara.

Continue acompanhando o Projeto Mãos à Moda – Almenara (MG) pelas redes sociais e aqui pelo site da Raízes! Em breve, mais novidades.