Skip to main content

Como gerar inovação social através da cadeia produtiva da moda e do artesanato

No começo deste ano, 2023, nos unimos ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas para cocriar a metodologia do Projeto Mãos à Moda, uma iniciativa que busca resgatar a identidade e a confecção autoral mineira. Começamos em Almenara e, agora, chegamos à Santa Bárbara com o objetivo de viabilizar a dinamização econômica, gerando renda e inovação social através da cadeia produtiva da moda e do artesanato local.

O município de Santa Bárbara fica na região da Serra do Espinhaço, cujo clima bucólico e a proximidade do Santuário do Caraça, fazem deste território um potencial turístico importante para Minas Gerais. Na região, temos trabalhado com dois grupos e duas tipologias diferentes – tecelagem e cerâmica com a Casa das Tecelãs de Brumal (distrito de Santa Bárbara) e com o Coletivo Olaria Urbana na sede do município. E a nossa recepção foi calorosa por parte dos dois – o que facilita muito os processos!

Metodologia 

O Projeto Moda e Artesanato Santa Bárbara – Tecelãs de Brumal e Olaria Urbana também é uma idealização do Sebrae Minas, unindo os projetos Mãos à Moda e Origem Minas, e conta com a parceria da Celulose Nipo-Brasileira S.A. (Cenibra).

A atuação da Raízes Desenvolvimento Sustentável é baseada na escuta ativa. Iniciamos o Projeto com o mapeamento da identidade de território e seus recursos, conhecendo a história oral das artesãs e artesãos: uma cartografia afetiva para entendimento de suas memórias, a fim de construir em conjunto traços de identidade que possam valorizar ainda mais o artesanato desses profissionais, além de fortalecê-los como grupo. 

No momento, o projeto concluiu a fase de mapeamento participativo e de mapeamento de identidade do território, e está iniciando as  etapas de planejamento estratégico e  desenvolvimento de novos produtos.

Como em todos os projetos da Raízes, as ações de desenvolvimento sistêmico foram iniciadas no último mês para abrir a conexão entre elas, o entendimento do papel e da força de cada uma no grupo e o entendimento de como se posicionar dentro desses coletivos. 

Peculiaridades do projeto Mãos à Moda

Cada território é único. E ter a oportunidade de implementar um mesmo projeto em diferentes regiões sempre nos traz essa evidência. O Mãos à Moda em Almenara, por exemplo, está em fase de originação, o que também inclui criar empreendimentos individuais e coletivos.

Em Santa Bárbara, por sua vez, os dois grupos com os quais temos atuado estão ali há bastante tempo e foram construídos organicamente. Isso muitas vezes significa, como é o caso, que os empreendimentos não tiveram a oportunidade de fazer um exercício de reflexão sobre a estratégia, o posicionamento de seus negócios antes ou durante a criação, bem como um aprofundamento sobre a identidade na produção.. 

A entrega mais significativa desse projeto é o entendimento da identidade e recursos singulares locais e de como se relacionam com o artesanato; dos elementos de memória e dos elementos do território, trazendo maior valor agregado para a produção e para o mercado, mas também mais significativo para elas. 

Com essas ações, esperamos que o artesanato e sua reestruturação por meio do Moda e Artesanato Santa Bárbara: Mãos à Moda seja um ponto de união para alavancar a governança tanto de um grupo quanto de outro e, na relação entre os dois. A partir desse tipo de iniciativa, ambos podem colaborar entre si e encontrar um ponto de intersecção.

Inovação social e lançamento para o Natal

Nos dois grupos de Santa Bárbara, a grande novidade para este ano serão algumas inovações dos produtos artesanais com a criação de coleções cápsulas que serão lançadas para o Natal. Para isso, contamos com o trabalho de profissionais como a designer têxtil Ana Vaz em Brumal e a designer de artesanato Mazzarello Carneiro na Olaria Urbana.

Aguarde, acompanhe e verá!