Skip to main content

Qual a diferença entre originação, incubação, aceleração e mentoria de negócios?

São várias as formas de criar, impulsionar, potencializar e orientar um negócio. E alguns termos como originação, incubação, aceleração e mentoria de negócios estão cada vez mais em uso, especialmente por conta do crescimento de pequenos negócios no Brasil e também dos investidores informais.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil tem hoje cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas, que juntas representam 27% do PIB.  Estão incluídos nesse número os Microempreendedores Individuais (MEI), categoria que foi criada com o principal intuito de tirar da informalidade milhões de brasileiros que trabalhavam por conta própria sem nenhum amparo da lei.

De outro lado, no último ano, o país alcançou a maior taxa de investidores informais desde 2009, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Cerca de 15 milhões de pessoas – o que representa 10,7% da população adulta – investiram, de maneira informal, em 2022, em alguma empresa da qual não eram acionistas ou proprietárias.

Para o Sebrae, “os principais motivos para o bom desempenho das pequenas empresas na economia brasileira são a melhoria do ambiente de negócios, o aumento da escolaridade da população e a ampliação do mercado consumidor, com o crescimento da classe média”. Dito tudo isso, vamos às definições?!

 

Originação

É quando um projeto, negócio, associação é criado, originado. A experiência da Raízes que ilustra bem esse processo de originação foi com o Sabores do Morro. Desenvolvemos a pedido da Fundação Vale um projeto de geração de renda com mulheres do Morro d’Água Quente em Catas Altas – MG. Foram 15 meses de duração, finalizando em setembro de 2015, e alcançando resultados superiores às expectativas.

A Feira Sabores do Morro virou festival. E, por meio de micro patrocínios, pudemos sustentar o acompanhamento do trabalho, a formalização da Associação Sabores do Morro, o lançamento da Rota dos Sabores e o calendário de feiras 2017. As ações permanecem até hoje.

 

Incubação

O processo de incubação oferece suporte técnico, gerencial e formação complementar às pessoas empreendedoras, facilita o desenvolvimento tecnológico e o acesso a mercados e a investimentos. Por definição do Sebrae, as incubadoras são o principal lócus de formação de pequenos negócios inovadores. São instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que já estejam em operação. Um dos critérios é que esses negócios tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços com significativo grau de diferenciação.

Foi o caso da nossa atuação com as Flores do Carmo, um grupo informal de mulheres tecelãs de Senhora do Carmo, distrito de Itabira, no interior de Minas Gerais, que surgiu por hobby. Mal sabiam que os produtos poderiam gerar renda e melhoria de vida para elas e suas famílias.

Depois da incubação – com atividades de formação em gestão, assessoria para design de produtos, pesquisas de identidade local, prototipagem e lançamento da primeira coleção – o coletivo ganhou inclusive um e-commerce, por onde elas seguem comercializando suas peças exclusivas.

 

Aceleração

A aceleração, por sua vez, serve para negócios já mais mais desenvolvidos, que, a partir dessa intervenção, podem se tornar mais competitivos e sustentáveis. O Sebrae define uma aceleradora de negócios como uma empresa que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de um empreendimento.

Atuamos com 30 iniciativas selecionadas para programa de Aceleração de Negócios da Sociobiodiversidade promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Instituto humanize. Como parceira executiva, o nosso papel foi promover mentorias virtuais gratuitas sobre empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing.

 

Mentoria de negócios

Essa etapa, de mentoria de negócios, consiste em acompanhar o desenvolvimento da empresa independentemente da fase. Segundo o portal administradores, “a mentoria tem como foco ajudar a alcançar objetivos, aprimorando o negócio a encontrar um caminho mais promissor, tendo como o alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorado”.

 

Aqui na Raízes somos especialistas em cada uma dessas etapas e já apoiamos 190 negócios. Então se você quer investir em negócios e originar, incubar, acelerar ou mentorar alguns deles, conte com a nossa parceria! Você pode mandar um email para [email protected] ou mandar uma mensagem pelo nosso LinkedIn ou Instagram.