Skip to main content

Conheça os 30 selecionados para o programa de Aceleração de Negócios da Sociobiodiversidade

Chegou o momento em que sentimos muita emoção: apresentar iniciativas selecionadas para os projetos que executamos. E, desta vez, estamos falando do programa de Aceleração de Negócios da Sociobiodiversidade. A iniciativa é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Instituto humanize e parceria executiva da Raízes Desenvolvimento Sustentável. 

As 30 iniciativas selecionadas para a aceleração têm atuação direta ou indireta na conservação dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado no Brasil. Nos próximos três meses, vão receber mentoria virtual gratuita em empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing.   

O objetivo das mentorias coletivas e individuais é aprimorar os empreendimentos selecionados, fortalecendo o modelo de gestão e implementando boas práticas de sustentabilidade. Com isso, busca-se valorizar os saberes tradicionais, gerando trabalho e renda para todas as pessoas envolvidas. 

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:  

 

 

1. À Terra – Educação para a Natureza 

À Terra – Educação para a Natureza é um espaço inclusivo de práticas e filosofias para transformar a forma como o ser humano vê a natureza. Oferecem ferramentas para que as pessoas possam desenvolver habilidades para agir na vida de uma maneira mais integral. 

 

 

2. AFLOTROP 

A AFLOTROP é uma associação de flores tropicais de Santa de Alfie, Minas Gerais. O objetivo da associação é o desenvolvimento da região de São Domingos da Prata – região carvoeira – e geração de renda a partir de outra forma de ver a vida sem o carvão. 

 

 

3. Arca Natural 

A Arca Natural é um negócio de impacto que tem como propósito a regeneração das florestas brasileiras através de soluções ambientais. Fazem isso também por meio da comercialização de bebidas derivadas de ingredientes da biodiversidade. 

 

 

4. Associação de mulheres de Pedra Branca 

A Associação de mulheres de Pedra Branca é um grupo de mulheres de Catalão, Goiás, que persegue a aplicação dos 17 ODS. Fazem isso por meio de ações com a comunidade e núcleos de trabalho como: biojoias, artesanato, culinária local, turismo, agricultura familiar e produção associada ao turismo. 

 

 

5. Bee My Guardian 

A Bee My Guardian Startup tem a meta de ser uma plataforma de Crédito de Carbono, baseado na conservação das abelhas nativas e apismelíferas no território brasileiro. Promovem a polinização das agriculturas (aumento de produção), áreas de recuperação ambiental, matas e florestas do país. 

 

 

 

6. Biofábrica de Corais 

A Biofábrica de Corais é uma startup pernambucana de biotecnologia e restauração de ecossistemas recifais. Oferece serviço para clientes interessados em promover a restauração ou resiliência recifal de uma dada área. 

 

 

7. Sítio Boca do Mato 

O Sítio Boca do Mato é uma indústria de alimentos, fabricante de produtos artesanais do Cerrado. Com matéria prima adquirida diretamente dos produtores locais, fazem molhos e pastas de pequi, pastas de castanha de baru, farinha de buriti, licores do Cerrado e mais. 

 

8. Bohème Negócios 

A Bohème Negócios é uma consultoria de intermediação de produtos brasileiros que fomenta o empreendedorismo local. Possui foco em contribuir para o desenvolvimento e a visibilidade de pequenos empreendedores que atuam com produção 100% artesanal no (DF) e demais localidades. 

 

9. Bon’juçar 

A Bon’juçara é um negócio de coleta e venda de produtos e derivados da palmeira juçara, que é um fruto da Mata Atlântica semelhante ao açaí da Amazônia. O objetivo do negócio é inserir as meninas caiçaras em situação de vulnerabilidade social nessa produção.   

 

 

10. Café dos contos 

O Café dos Contos é uma marca de café agroflorestal e orgânico de Monte Sião, em Minas Gerais. Ela produz café, banana, madeira e macadâmia. É também Campo de Pesquisa em Cafeicultura Agroflorestal ligado ao Instituto Federal do Sul de Minas (IFSUL – Campus Inconfidentes).   

 

 

11. Caraíva Empreendimentos 

A Caraíva Empreendimentos é um hostel de charme no vilarejo de Caraíva, na Bahia, com foco no bem receber, totalizando capacidade máxima de 34 pessoas. Fica dentro da Unidade de Conservação do Monte Pascoal, no Parque do Descobrimento e Patrimônio Histórico Nacional e nasceu com o propósito de ser um exemplo regional de práticas sustentáveis. 

 

 

 

12. Casa do Cerrado 

A Casa do Cerrado é uma cooperativa que quer contribuir para uma nova economia do Cerrado em pé. Para tal, atua na regeneração dos serviços ecossistêmicos do bioma, ccontribui para a transição agroecológica aos sistemas alimentares sustentáveis e na defesa dos Povos do Cerrado e de seus territórios.   

 

13. Cerrado Bird Experience 

A Cerrado Bird Experience é uma operadora de birdwatching virtual que pretende alavancar novos negócios de turismo de baixo impacto. Está associada às comunidades tradicionais, com o extrativismo vegetal, restauração ambiental e associativismo dos produtos provenientes da agrobiodiversidade.  

 

14. Ciranda ecológica  

A Ciranda ecológica é uma empresa com foco em planejamento, desenvolvimento e acompanhamento técnico de projetos de sistemas agroflorestais e plantios sustentáveis para alimentação, produção ou reflorestamento.  

 

15. Cooperativa de produtores rurais de Paraty 

A Cooperativa de produtores rurais de Paraty agrega agrofloresteiros, produtores convencionais e orgânicos em um espaço de beneficiamento. Hoje, produzem em maior quantidade a banana em passa e a bananada, que é fornecida para a alimentação escolar e mercado local.  

 

Páginas: 1 2