Skip to main content

Relembre com a gente: marcos da Raízes Desenvolvimento Sustentável em 2022

É tempo de olhar para o que foi, agradecer pelas realizações, prosperar pelo o que pode ser ainda melhor. Todo ano, trazemos o nosso balanço aqui justamente para ter essa perspectiva… Celebrar, concluir, encerrar e se preparar para o novo. Venha com a gente nessa retrospectiva dos marcos da Raízes Desenvolvimento Sustentável em 2022?!

 

Projetos concluídos

Depois de pouco mais de dois anos lado a lado – virtual e presencialmente – dos  empreendedores beneficiados, concluímos o Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, em Minas Gerais. Os principais resultados foram 35 empreendedores qualificados, 13 negócios Incubados e a criação da Rede Criativa de Itabirito.

Ao longo de 2022, também encerramos as nossas ações para o Programa Turismo + Sustentável, iniciativa da Conservação Internacional no território Abrolhos Terra e Mar e apoio do WWF Brasil. Nós, da Raízes, entramos como parceira executiva. Selecionamos 10 empreendimentos localizados no Extremo Sul da Bahia que receberam seis meses de mentoria virtual gratuita em: empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, turismo sustentável, comunicação e marketing.

Concluímos ainda o Programa de Aceleração de Negócios da Sociobiodiversidade, idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, com apoio do Instituto humanize e nossa parceria executiva. Foram 30 iniciativas de atuação direta ou indireta na conservação dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado no Brasil contempladas com três meses de mentoria virtual gratuita. Os temas abrangidos foram: empreendedorismo, gestão de negócios, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing.

Também trabalhamos com as mulheres evacuadas das comunidades rurais de Socorro, Piteira, Tabuleiro e Vila do Gongo, que fazem parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) no município de Barão de Cocais. A Raízes vem apoiando a estruturação e o fortalecimento da Associação Comunitária do Socorro.  A primeira fase foi concluída e celebrada com esse vídeo! Em 2023, continuaremos as ações em apoio à associação e ao empreendedorismo feminino.

 

Reconhecimentos e premiações

Sabia que somos uma das empresas Melhores Para o Brasil? A Raízes ficou entre as organizações que se destacaram na 3ª edição da pesquisa de mesmo nome, da qual participaram 86 mil pessoas e 300 companhias que atuam no país. O projeto é conduzido pela startup Humanizadas, empresa de inteligência de dados que movem a Nova Economia.

E por falar em melhores…

Nos marcos da Raízes Desenvolvimento Sustentável em 2022, fomos reconhecidas, pelo segundo ano consecutivo,  com o Empresas B Melhores para o Mundo ™ (Best for the World ™️) na área de Clientes. É um reconhecimento concedido pelo Sistema B a Empresas B Certificadas que tiveram pontuações na Avaliação de Impacto B (a BIA) entre as 5% melhores de todas as B Corps ao redor do mundo – que hoje já somam mais de 5 mil.

Muito orgulho de atuar com propósitos reais e receber essas premiações!

 

Entrevistas

Ao longo de 2022, concedemos algumas entrevistas e principalmente, participamos de posdcasts. Reunimos alguns deles a seguir para que você possa ler e ouvir também:

– “Repensando o turismo” em entrevista para o SESC SP;

– Programa Cunhatãs da Amazônia, da Rádio Floresta, sobre o Dona do Meu Fluxo;

Falamos sobre Governança Social, Ambiental e Corporativa no Hubcast, o podcast do Impact Hub, entre outras participações.

 

Eventos

Depois de um longo período sem eventos presenciais por conta da pandemia pela Covid-19, 2022 foi oficialmente o ano de retornar às atividades em campo, incluindo participação em eventos. Veja a seguir alguns dos destaques.

Lucila Egydio, nossa amiga, consultora e coordenadora de projetos na Raízes Desenvolvimento Sustentável, foi convidada a falar sobre etarismo no Fórum RME, da Rede Mulher Empreendedora. Ela contribuiu com uma discussão riquíssima em um painel sobre vivências das mulheres maduras. (Você pode assistir clicando aqui e seguindo até a minutagem 06:40:40, aproximadamente).

Participamos ainda da Turistech Zone – O turismo do Futuro, espaço totalmente dedicado ao ecossistema do Turismo 5.0 na Rio Innovation Week. Mariana palestrou sobre o tema “Inovação na cadeia sustentável, como as empresas de turismo podem inovar para o bem”.

Pouco depois, na região Norte do país, Tauana Costa, nossa gestora de projetos, marcou presença na 2ª edição do Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia. Falaremos sobre isso em breve!

E mais recentemente, para fechar o ano, Jussara Rocha, coordenadora de projetos pela Raízes, falou sobre “O Turismo como aliado na proteção, educação e desenvolvimento regional” em um webinário promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH) Rio das Velhas.

 

Conteúdos

Uma grande novidade e alegria pra gente foi o site novo da Raízes, um marco de maturidade depois de pouco mais de 15 anos do nosso negócio social. E, como sempre, trouxemos muitos conteúdos que conversam com o universo o qual atuamos.

Publicamos “Que Brasil queremos? Perspectivas sociais para pensar a transformação”, nosso 2º eBook. Nos textos publicados semanalmente no nosso site, falamos ainda sobre moda sustentável, outputs e outcomes e sociobodiversidade entre outros temas. Além disso, completamos a série “O que fazemos”, que traz um detalhamento dos nosso campo de atuação.

No nosso canal no Youtube, por sua vez, publicamos vídeos de encerramento de cada projeto concluído ao longo do ano.

 

Dona do Meu Fluxo

O nosso querido projeto próprio em parceria com a Korui, o Dona do Meu Fluxo, doou coletores menstruais para quase 1 mil mulheres somente em 2022. São mais de 4,5 mil beneficiadas ao longo dos cinco anos de existência do DMF e sabemos que ainda há muito a ser feito pelo combate à pobreza menstrual no Brasil!

Ao todo, ao longo do ano, foram 964 coletores doados em 28 ações do Dona do Meu Fluxo em seis estados brasileiros – Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo – e no Distrito Federal. Realizamos ainda um expedição amazônica que ligou as ações de doação e oficinas ao volunturismo no Amazonas. O primeiro trecho foi urbano, em Manaus, junto com mulheres indígenas de diversas etnias, depois fluvial, em comunidades ribeirinhas, subindo o Rio Negro.

Siga acompanhando as ações pelo Instagram do projeto.

 

Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade 

Criamos, neste ano, o nosso Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com os objetivos de rever a atual política de Meio Ambiente da empresa e buscar formas de ampliar nossas ações nesse pilar. O grupo é composto por Lucila Egydio (que participou e ajudou a pautar nossas reuniões anteriores sobre o tema), Marina Claus, Priscila Silveira, Isabel Damasceno, Anna Ferreira e Mariana Madureira.  Vamos ainda atuar conjuntamente para a recertificação B, uma vez que o tema é uma das cinco áreas contempladas pelo B Impact Assessment (BIA).

 

Ufa, quantos acontecimentos e marcos da Raízes Desenvolvimento Sustentável, não é mesmo? E ainda teve mais novidade: demos as boas-vindas para a Priscila, para a Isabel, Juliana, Jacqueline e para a Anna.

Dito tudo isso, desejamos boas festas e nos vemos em 2023!