Skip to main content

Dois meses após II Encontro Turisol: juntos vamos mais longe

Por 16 de outubro de 2015agosto 31st, 2016Artigos

Dois meses depois de acontecer, em Brasília-DF, o II Encontro Turisol, chamamos atenção para ressaltar os resultados daquele encontro único que reuniu mais de 150 pessoas em prol do turismo solidário no Brasil… E como foi agradável e enriquecedor!

Realizado graças ao apoio de centenas de pessoas, associações e empresas que colaboraram na plataforma de crowdfunding Garupa – que arrecadou 21 mil reais para realizar o evento – o conceito era esse: colaborativo desde a síntese, feito a várias mãos, sempre juntos.

O encontro incluiu dinâmicas de debate, Feira de Trocas e Negócios e até um momento de co-criação do futuro da Rede Turisol, em que os participantes podiam literalmente dar “pitacos” para concluir quais são prioridades coletivas.

Enriquecedor, tanto da organização quanto do público, o evento pôde trazer novas percepções e avanços para o turismo solidário no Brasil e causou impactos positivos. A metodologia usada durante as discussões é baseada na filosofia do Art of Hosting e se mostra eficiente na construção de debates mais horizontais e participativos.

Conclusões

Mais que palavras, conclusões, teorias, debates, é preciso união para realizarmos mudanças reais em escala nacional. Quando fazemos juntos é possível ir mais longe.

Sendo assim, confira em tópicos nossas conclusões (abaixo, e depois, o vídeo com a retrospectiva do evento, produzido pelos parceiros Grãos de Luz e Griô):

  • Pudemos testemunhar que a relação do turismo comunitário com o território foi realçada durante os debates – eele tem potencial para apoiar a preservação de unidades de conservação, por exemplo.

 

  • O Brasil necessita de políticas públicas que mantenham as pessoas na terra com suas atividades tradicionais e de baixo impacto. É preciso saber valorizar o pequeno, o familiar, pois estes são imprescindíveis para o crescimento do turismo.

 

  • É necessário avançar em marcos legais que regulamentem e formalizem a participação das comunidades na atividade turística.

 

  • Foi importante fortalecer os debates com instituições e governos que possam apoiar o fortalecimento de uma política pública que reconheça a importância do turismo comunitário na valorização da cultura e identidade de comunidades tradicionais.

 

  • Conseguimos estabelecer e aumentar a rede de comunicação e contatos, fundamentais para o fortalecimento da Turisol.

 

Agora, uma comissão transitória deve ser reunir para finalizar a carta de compromisso de comunidades para adesão à Rede e também para a construção de um plano de trabalho da Rede Turisol. Para conferir os resultados completos acesse a publicação digital do evento.