Skip to main content

3 fatos recentes que merecem destaque no Dia Internacional da Mulher

A Raízes Desenvolvimento Sustentável nasceu de mulheres. Nasceu do sonho delas em transformar o mundo por meio do impacto positivo causado pelo turismo comunitário e sua produção associada. Assim, o Dia Internacional da Mulher tem um gosto especial pra gente, uma vez que a data foi criada como marco da luta de mulheres de gerações anteriores e a nossa força diária pela busca da equidade de gêneros.

Por isso, dentre inúmeros fatos e conquistas femininas, escolhemos destacar três deles para esse momento que estamos vivendo em 2020. Confira a seguir!

 

Ampliando o fluxo

Para começar, escolhemos falar do nosso projeto próprio. Estamos chegando ao 4ª ano do Dona do Meu Fluxo, uma iniciativa criada em parceria com a Korui que doa coletores menstruais para mulheres em regiões necessitadas do Brasil. Ambas empreendedorismos femininos, e num projeto totalmente feito por e dedicado a mulheres. [Retome esse artigo que escreveram juntas].

De pouco a pouco, já foram mais de mil mulheres beneficiadas, uma vez que a viabilização do projeto depende diretamente das vendas da Korui (1 doado a cada 10 vendidos), que fabrica os coletores, de voluntárias para toda a logística, e do apoio de empresas que se interessem em patrocinar e tenham os mesmos valores que a gente.

E, neste ano de 2020, esperamos atender ainda mais regiões. As ações já estão em andamento! Em breve, divulgaremos o edital.

 

Foto: Reprodução/ForbesGestante na capa da maior revista de negócios do mundo

 

A capa da Forbes desse mês traz Cristina Junqueira, mãe, gestante, cofundadora do banco digital NuBank. A primeira brasileira grávida a ser capa da Forbes. Em plenas semanas finais de gestação, Cristina aparece falando de negócios, dois assuntos que o mercado de trabalho tem pânico em associar.

A Forbes Brasil é franquia da revista internacional focada em economia e negócios que prestigia profissionais de destaque nas mais diversas áreas. A primeira vez que uma mulher grávida apareceu na capa de uma publicação foi em agosto de 2019, na Inc. Magazine, com Audrey Gelman, CEO e co-fundadora do The Wing.

Contudo, apesar da grande conquista, Cristina e outras 19 mulheres fazem parte da lista “As mulheres mais poderosas do Brasil em 2020”, específica, separada por gênero. Será que num momento real de equidade poderíamos ver listas mistas, com homens e mulheres sendo equiparados?

 

 

_

Mulheres na ciência

Foto: Reprodução/Brasil de Fato - Arquivo pessoal

Em meio a um desmonte na educação do Brasil, com cortes de investimentos e boicotes às Universidades feitos pelo atual Governo, um grupo de mulheres ganhou destaque ao sequenciarem o genoma do coronavírus em tempo recorde, com apenas dois casos constatados no Brasil. O feito ocorreu em apenas 48 horas após a identificação do primeiro caso. O Estadão fez uma excelente matéria que inclui entrevistas com as cientistas, como a bioquímica Jaqueline Goes de Jesus, contando como lidaram com essa popularidade repentina. Vale a pena a leitura.

Para nós aqui da Raízes esse tipo de conquista também reforça nossos valores, uma vez que temos em nossa equipe mestrandas, mestres, doutorandas e, em breve, doutora, nas mais diversas áreas de especialização, de gerontologia a psicossociologia. Um orgulho só!

 

Assim, em mais esse 8M, esperamos um mundo onde as conquistas entre os gêneros possam partir do mesmo ponto, com respeito, igualdade salarial, sem preconceitos etc. Esperamos equidade em todos os âmbitos da palavra. Seguimos.

 

 

[Fotos 2 e 3: Reprodução/Forbes e Brasil de Fato].