Já parou para pensar que só faltam oito anos para chegarmos em 2030? Pois é, parece tão longe, mas ao mesmo tempo está logo ali. Ele é o ano previsto para cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade – da Organização das Nações Unidas (ONU).
Considerando esse cenário, a Raízes passou a ser signatária do Catalyst 2030. Esse movimento global reúne empreendedores de impacto positivo e ativistas sociais de todos os setores, com o intuito de criar abordagens inovadoras para acelerar a implementação dos ODS.
A iniciativa foi lançada em janeiro de 2020 durante o Fórum Econômico Mundial. Hoje, conta com mais de 500 empreendedores sociais, cujo trabalho impacta diretamente cerca de 2 bilhões de pessoas em 195 países. Os membros incluem ONGs, empreendedores sociais, intermediários, financiadores e outros inovadores de mudança social.
Unindo forças com comunidades, governos e empresas, nós, agentes de mudança, acreditamos no poder de abordagens inovadoras e ousadas!
Por que é importante se comprometer com a Catalyst 2030?
Este compromisso serve como uma bússola para os membros do Catalyst 2030 terem algo para se nortear e seguir em frente. É um compromisso de justiça social, diversidade e inclusão, onde os membros respeitam os valores e princípios compartilhados com dedicação, concordando com a seguinte Declaração:
- Pessoas e natureza no centro
Colocamos as pessoas, a natureza e seu modo de vida em meio a tudo que fazemos. Devemos prestar contas a eles por nossas ações.
- Mentalidade cocriativa
O futuro da inovação é a cocriação. Procuramos reconhecer nossos próprios preconceitos e trabalhar para ir além deles. Isso inclui: compartilhar todos os dados relevantes quando colaboramos, ou seja, tudo que é produzido para o Catalyst 2030 é de propriedade coletiva.
- Liderança colaborativa
Priorizamos abordagem de cocriação que refletem propriedade compartilhada e crédito coletivo de impacto. Normas compartilhadas são baseadas nas necessidades e desafios que enfrentamos.
- Audácia Humilde
Temos objetivos audaciosos e os abordamos com a humildade de que nenhum de nós sozinho sabe como podem ser realizados da melhor maneira.
- Espírito de Generosidade
Todos somos doadores, fazedores, visionários ou clientes. Nos comprometemos a compartilhar nosso conhecimento, tempo e redes livremente, sem expectativa de receber nada em troca a não ser o cumprimento de objetivos coletivos.
Os ODS foram criados apenas como grande guia, mas o direcionamento deles só é possível pela sinergia de apoio mútuo entre os agentes de mudança, onde todos sabem o que os outros estão fazendo, e também buscam formas de mobilização para contribuir para esse propósito em comum.
Quer saber mais sobre o movimento? Confira o vídeo de lançamento do Catalyst 2030 Brasil e acesse aqui o site do projeto!
Por aqui na Raízes, você pode ler nosso eBook, um compilado de reflexões e artigos das nossas especialistas. A seleção foi feita tendo em mente os ODS e como nossos projetos e debates poderiam fortalecer as metas da Agenda 2030. Continue acompanhando a gente por aqui e pelas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIN) para saber mais novidades!