O letramento racial é uma das estratégias da Raízes para o antirracismo. Ele é definido pela Academia Brasileira de Letras como o conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo conscientizar o indivíduo da estrutura e do funcionamento do racismo na sociedade e torná-lo apto a reconhecer, criticar e combater atitudes racistas em seu cotidiano.
Nesse Mês da Consciência Negra muito se debate sobre ser antirracista, mas pouco se fala das ações concretas a serem feitas para combater esse mal que está tão entrelaçado à nossa sociedade.
Por isso, no vídeo de hoje, trouxemos parte da nossa equipe para debater letramento racial, pensamento decolonial e outros temas que usamos em nossas estratégias na empresa e em nossos projetos a fim de perpetuar a equidade e lutar pelo antirracismo.
Somos a Raízes, um negócio social que desenha e implementa projetos de desenvolvimento territorial e transformação social baseados no empreendedorismo como forma de empoderar grupos vulneráveis e fortalecer a sociobiodiversidade. Atuamos para diminuir as desigualdades sociais (ODS10), promover a equidade de gênero (ODS5) e fomentar trabalho justo e digno para todas as pessoas (ODS8).