Workshops, palestras, entrevistas, parcerias, campanhas… Estamos sempre em atividade aqui na Raízes e muitas coisas têm acontecido nos bastidores do nosso negócio de impacto social. Por isso, resolvemos reunir alguns destaques das últimas semanas.
Conexão com o mundo
- Jussara Rocha, coordenadora de projetos pela Raízes, concedeu uma entrevista sobre o impacto social do turismo para o programa Turismo em Dia. Apresentado por Dani Faya, a transmissão foi ao ar em maio pela Rádio Transamérica JF, associada à Tribuna de Minas.
- E por falar no tema “desenvolvimento sustentável”, Jussara também participou da disciplina Dimensão e Dinâmica do Turismo, no curso de Turismo da ECA-USP. A palestra foi no dia 9 de junho, para a turma noturna do 1º do curso, sobre “ODS e o Turismo – Desafios e Boas práticas”. Sala cheia até as 22h!
- O Movimento 36×36 integrado por Mariana Madureira, diretora e cofundadora da Raízes, tem promovido muitos encontros virtuais. Além da publicação de artigos periódicos pelo site, lançaram um novo vídeo e criaram o perfil da rede no LinkedIn. O grupo de 36 mulheres de todo o mundo tem o objetivo de desenvolver os pilares do nosso futuro econômico.
Leia também: Uma nova economia é possível? Conheça o Movimento 36×36, que acredita que sim
- O Turismo de Base Comunitária pode ser uma ferramenta de restauração de áreas protegidas? Na última semana, no dia 10 de junho, Mariana Madureira, diretora e cofundadora da Raízes, participou da plenária de encerramento do III Encontro pelo Desenvolvimento do Cicloturismo (EDESC). O tema foi “Áreas protegidas para cicloturismo”. Confira esse rico encontro virtual, na íntegra, abaixo.
Aprendendo e ensinando
- Os seus relatórios têm sido capazes de transmitir toda a potência do seu trabalho? Sob esse mote, fizemos em março um treinamento de escrita “Relatoria é Vida” com os colaboradores da Raízes. A oficina, dividida em duas partes, foi muito produtiva para inspirar e aprimorar alguns de nossos processos.
- Em maio, realizamos dois workshops de formação para as multiplicadoras do Dona do Meu Fluxo (DMF). O projeto social é próprio nosso em parceria com a Korui e leva a doação de coletores menstruais para mulheres vivendo em situação de vulnerabilidade. Por conta da pandemia, mudamos o formato das ações (no período pré-pandêmico fizemos inclusive um roteiro de turismo voluntário. Quem se lembra?). Para tal, preparamos mulheres voluntárias e parceiras para multiplicar os conhecimentos em algumas das capitais do Brasil. Falaremos mais abaixo!
- Ainda em maio, promovemos o papo inspiracional “Um novo Olhar”, com a nossa consultora em design Mazarelo Carneiro. A palestra foi para as ex-beneficiárias de nossos projetos de artesanato e reuniu vários grupos de mulheres.
- Aproveitando o tema “aprendizado”, no dia 17 de junho, às 19h30, começa a próxima turma do “Dragon Dreaming – Aprofundamento e compartilhamentos”, com facilitação de Lizandra Barbuto, terapeuta e coordenadora de projetos pela Raízes. O curso aprofunda os conceitos e práticas do Dragon Dreaming, além de abrir espaço para o fortalecimento das relações e compartilhamentos de experiências. Saiba aqui todos os detalhes da grade e como se inscrever.
Fazendo nossa parte dentro dessa grande crise
- A fome é uma triste realidade no Brasil. Estamos no pior momento da pandemia no país. Com o agravamento da crise econômica, mais da metade dos lares brasileiros enfrentam insegurança alimentar. Mesmo com grandes campanhas nacionais acontecendo, milhões de pessoas continuam sem receber ajuda. Por isso, a Raízes é uma das empresas que participa da campanha Fome de Ação (confira os detalhes pelo site e saiba como ajudar), que tem o propósito de fazer as doações de alimentos chegarem mais longe.
- Em abril, assinamos a carta aberta “Precisamos de ajuda” ao lado de outras pessoas que fazem parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. Foram mais de 200 organizações da sociedade civil, incluindo a Raízes DS, representadas nesse artigo-manifesto publicado na Folha de São Paulo.
- Sobre o Dona do Meu Fluxo, doamos coletores menstruais para mulheres de três comunidades de Florianópolis, capital de Santa Catarina; três comunidades do Rio de Janeiro; e, agora, vamos chegar à Salvador, Recife e São Paulo. As ações têm sido em parceria com a Route Brasil, que doa cestas básicas para essas mesmas mulheres.
- Ainda esse ano, apoiamos o projeto SER+Impacto, que nasceu para apoiar negócios de mulheres, pessoas negras ou pessoas de territórios vulnerabilizados em sua jornada de expansão de impacto, ajudando a acelerar a transformação para uma nova economia. A campanha de crowdfunding promovida pelo Impact Hub foi bem sucedida e pudemos escolher o grupo de mulheres artesãs Flores do Carmo Tecelagem Artesanal para ser um dos beneficiários.
Esperamos que venham muito mais ações e conexões!