Skip to main content

Conheça roteiro comunitário criado por jovens de Araçuaí, em Minas Gerais

Está prestes a acontecer o Circuito Ciranda dos Saberes, um roteiro criado e gerido por jovens de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Um projeto de turismo comunitário em Minas Gerais. A experiência inclui para os turistas a possibilidade de experienciar a realidade das pessoas que vivem ali, desde a visita às “fabriquetas” de uma cooperativa local, passando por uma roda de brincadeiras com crianças, à visita a um centro de permacultura, a participação na tradicional Festa do Rosário e a degustação de sabores típicos, sem igual.

 

Como tudo começou

“Tudo meio que começou por uma demanda, por termos vários projetos de cunho social, em várias áreas diferentes e todos se conectarem de alguma maneira dentro da nossa cidade. Nossa principal fonte de motivação com essa Fabriqueta de Turismo Comunitário é mostrar pras pessoas (de forma que elas vivenciem) que esses projetos realmente funcionam e estão acontecendo”, conta Pamella Silveira, que está à frente das atividades da Fabriqueta de Turismo Comunitário.

A Fabriqueta de Turismo Comunitário foi criada para acolher melhor os visitantes em Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha, proporcionando uma vivência única num universo inspirador. Foi um trabalho de produção associada desenvolvido em parceria da Cooperativa Dedo de Gente, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e da Raízes, lá entre 2014 e 2015.

A iniciativa existe para mostrar as riquezas que existem no Vale e aproximar as pessoas de outra realidade que não as dela, fornecendo uma troca de experiências mútua e enriquecedora. Como diz o site do projeto “tudo é feito da forma mais concreta possível”. Eles querem aprimorar cada vez mais a capacidade em receber as pessoas e mostrar a farta cultura da cidade, os artistas, a comida, os projetos socioambientais, a música, as festas, as pessoas. “A vida contada e recontada de várias formas possíveis, passadas de geração a geração”, dizem.

 

Cultura e tradição do Vale

O Vale do Jequitinhonha é um potencial do turismo em Minas Gerais por suas inúmeras formas de manifestações culturais. Araçuaí, “coração do Vale” é um dos pontos das manifestações dessa cultura e história. Desde o tempo dos canoeiros que desciam o Rio Araçuaí, trazendo mercadorias e “causos”, ouvindo o canto das lavadeiras.

“Com isso vem toda a cidade, que respira cultura, que tem uma culinária rica, que tem pessoas que são referências para tudo que fazemos. É sempre um desafio pra gente, cada roteiro que criamos, porque são pessoas de vários lugares do país que querem conhecer, querem trocar experiências, querem ver coisas fora do cotidiano delas. Buscamos sempre proporcionar isso, da melhor maneira possível, pensando nas melhores maneiras de fazê-las chegarem até aqui (porque é lugar longe com poucas opções de acesso). 

Essa ideia do circuito que começamos a desenvolver com a Festa do Rosário é muito nesse sentido: de mostrar todo riqueza que um lugar pode ter e que, com o fazer de cada um, as coisas acontecem”, completa Pamella.

 

Mais detalhes desse roteiro estão no site da Coperativa Dedo de Gente. Você pode aproveitar para conferir outras iniciativas e inclusive produtos artesanais da região, que são sinônimo de arte de transformação, moldando e retratando emoções e histórias em barro, madeira, pedra, couro ou ferro.

A nossa dica? Embarque nesta viagem!