Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público. Essa é a definição feita pelo Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), que é uma referência no país sobre o tema.
Inclusive, a nossa diretora Mariana Madureira palestrou no Congresso GIFE realizado no último ano. Ela representou as mulheres empreendedoras que fazem parte do Sistema B. Mostrando sob o ponto de vista de lideranças femininas as vantagens e desafios em empreender socialmente no Brasil.
Mas a pergunta é como a Raízes pode auxiliar o seu negócio a impactar socialmente em 2019? Nós desenhamos e implementamos projetos sociais de alto impacto. A seguir, detalhes de como funciona a nossa premissa de atuação e, para cada tópico, um case de sucesso.
Pessoas em primeiro lugar
Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias. Esse foi o caso das ações realizadas no distrito de Itabira, em Minas Gerais, na região do Carmo. Procuramos resgatar a identidade regional e fortalecer a produção do artesanato como geração de renda.
Nossos consultores realizaram reuniões em grupo e visitas individuais para identificar lideranças da comunidade, conhecer a produção, entender o perfil e as habilidades individuais. Também limitações, mapear conflitos e, por fim, construir uma imagem clara do ponto de partida do grupo.
Co-criar para impactar
Nossos projetos são, sem exceção, co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade.
A Toyota apoia o Instituto Arara Azul há quase duas décadas através da Fundação Toyota. Em 2013, firmou parceria com a Raízes. Assim pudemos emprestar nossa experiência e sensibilidade para as atividades de planejamento, organização de gestão, capacitação de equipe e outros planos de ações que co-criamos com o objetivo de desenvolver um plano de sustentabilidade.
Sustentabilidade a cada passo
A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas.
Um exemplo dessa preocupação foi o projeto de Benchmarking que tocamos em parceria com a fundação Toyota entre 2014 e 2015. Para planejar e se posicionar de forma mais assertiva junto ao mercado brasileiro, a Toyota identificou a necessidade de conhecer profundamente as boas práticas socioambientais empresariais. Assim, com vistas a subsidiar a elaboração das suas próximas metas de sustentabilidade.
Mensuração de investimento social “fora da caixa”
Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
Um modelo são as incríveis transformações e depoimentos que recebemos ao longo do desenho, implementação e desenvolvimento da Sabores do Morro. Vimos mulheres tendo suas vidas transformadas não só financeiramente como psicologicamente, vivendo com mais autoestima e felicidade. Reunimos um pouco dessas transformações aqui – que também inclui indicadores quantitativos.
Em resumo, o primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Mas não tem receita de bolo! A nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Por isso, se o seu negócio precisa de suporte para o desenho e implementação de algum projeto de impacto social, entre em contato conosco para que possamos contribuir da melhor forma.