periodo e duração


2014 a 2015 (06 meses)

cliente


Toyota do Brasil

abrangência e localização


São Paulo

municípios visitados


São Paulo

equipe


Marianne Costa, Lucila Egydio, Mariana Madureira, Gabriel Vaz

Para planejar e se posicionar de forma mais assertiva junto ao mercado brasileiro, a Toyota identificou a necessidade de conhecer profundamente as boas práticas socioambientais empresariais, com vistas a subsidiar a elaboração das suas próximas metas de sustentabilidade.

Embora a Toyota já venha trilhando um caminho consistente no que tange ao tema sustentabilidade, considerou importante conhecer melhor as práticas do mercado, absorver as boas práticas e inovar na sua adaptação e aplicabilidade. Para isso solicitou à Raízes uma a realização de benchmarking de ações de cunho socioambiental na indústria brasileira.

O projeto consistiu de estudos e levantamentos que resultaram em cinco volumes, incluindo relatório técnico e apresentações em power point, abordando os seguintes temas:

Energias Renováveis na indústria: Tendências e Recomendações

Um estudo sobre as tendências no uso de energias renováveis na indústria automotiva. Dado que essa indústria consome eletricidade e combustíveis fósseis em grande escala, tem a oportunidade de transformar suas operações, implantar processos mais eficientes para obter economias de custos, aumentar a utilização de energias renováveis, e de ampliar a autogerarão de eletricidade. No estudo, além da apresentação das tendências até 2050, foram apresentados estudos de caso, demonstrando as iniciativas de referência no setor.

Benchmarking de Prêmios Socioambientais

Quando as iniciativas adotadas são merecedoras de premiação, não somente o setor passa a enxergar os premiados com parceiros confiáveis de negócios e como referências no mercado. A sociedade em geral tem a oportunidade de passar a conhecer o grau de engajamento da empresa em questões que vão além do olhar departamental e passam a ser premissa de atuação. Foi realizado um levantamento de premiações de iniciativas de cunho socioambiental , sistematizadas em uma matriz comparativa, o que gerou um rol de indicações e recomendações para a TDB.

Benchmarking de Práticas Socioambientais – Indústria Automobilística e Montadoras do Brasil

Estudo comparativo de práticas adotadas pelas principais montadoras do Brasil, por meio de seus Relatórios de Sustentabilidade e também da consulta a material disponível em seus sites e sites de iniciativas ou programas apoiados pelas montadoras. Com base no comparativo entre as práticas, foram selecionadas práticas exemplares para avaliação da replicabilidade pela Toyota do Brasil. Além disso, foram avaliadas questões relativas à governança para a sustentabilidade, bem como estratégias de comunicação adotadas, para subsidiar recomendações a respeito destas duas temáticas, essenciais para que os stakeholders conheçam e reconheçam as iniciativas já adotadas pela TDB.

Benchmarking: Tendências e Cases – Toyotas no Mundo

Este comparativo entre os relatórios das Toyotas pelo mundo trouxe à luz as ações que são adotadas nos diversos países, tendo como fonte seus relatórios de sustentabilidade, para compreender se e como se diferenciam em cada região ou país. O comparativo deste benchmarking foi feito entre Japão, América do Norte, Europa, Ásia (exceto Japão), África do Sul, Brasil e Argentina.

Benchmarking: Boas Práticas nas Empresas Brasileiras

O primeiro filtro de seleção e classificação de boas práticas foi realizado a partir do levantamento de prêmios de cunho socioambiental, dos quais foram selecionados aqueles que disponibilizam as informações detalhadas sobre as práticas premiadas, ou seja, aqueles que permitem a análise de cada prática. Conforme a descrição das práticas premiadas, as informações foram sistematizadas em uma matriz, a partir da qual foram selecionadas as práticas mais condizentes coma realidade e estrutura da contratante. A partir da análise destas práticas já premiadas e de sua replicabilidade, foram selecionadas as empresas para o aprofundamento em seus materiais e informações de sustentabilidade, mergulhando, dessa forma em outras formas de abordagem da questão socioambiental dentro de cada empresa.

Complementarmente foram consultados os relatórios de sustentabilidade, os websites e outras mídias onde cada empresa analisada disponibiliza e apresenta seus compromissos e ações relacionados com a sustentabilidade. Finalizando o processo, foi realizada uma avaliação das estratégias de comunicação de 5 empresas que se destacaram nos levantamentos realizados.

  • benchmarking.toyota

  • projeto-toyota

Principais resultados


Criação de 5 relatórios de benchmarking de práticas sustentáveis

Elaboração de uma metodologia para sistematizar os dados e gerar informações relevantes

Criação de material didático para repasse dos aprendizados aos colaboradores