Skip to main content

Como andam os empreendimentos turísticos que capacitamos em Cabo Verde

Parte do nosso trabalho é a satisfação em receber atualizações das pessoas que passaram por nosso caminho em projetos que executamos. Um deles foi o desenvolvimento de empreendedores nas áreas rurais da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, no continente africano [relembre aqui], entre 2015 e 2016. Um verdadeiro intercâmbio. Reciprocidade de relações comerciais, culturais e co-criação entre nações.

Recebemos de nossos alunos atualizações sobre como andam os seus projetos de empreendedorismo na região. Embora os recursos governamentais para a implementação das estruturas tenham atrasado, eles mantiveram os seus propósitos em empreender. Estamos acompanhando com alegria estes novos negócios que surgem.

 

A doçura da Casa Familiar Gilda

A Dona Gilda Inocêncio inaugurou no último mês o seu espaço, a Casa Familiar Gilda, que é restaurante, além de ser uma hospedagem, produz e comercializa também doces e licores. Recebemos o seguinte convite (sem adaptações de linguagem):

“Caríssimo(a). Bom dia. A Sra. Gilda Inocêncio, proprietária e gerente da Casa Familiar Gilda, situado na localidade de Garça de Cima em Manta Velha, tem a honra e o prazer de convidar o Sr. (Sra) a estar presente na sessão oficial de inaug

uração e abertura oficial do estabelecimento turístico (Casa Famíliar Gilda – serviços de alojamento, restauração e transformação de doces e licores). A cerimónia terá lugar no dia 27 de julho (sábado) pelas 16hrs, após a apresentação oficial será servido um cocktail no mesmo espaço. Sem mais de momento, queira aceitar os nossos melhores cumprimentos. Até breve!”

 

Motivação constante do Lindim

“O meu empreendimento ainda está um pouco atrasado, porque tive alguns constrangimentos no financiamento. Em Porto Novo, fui o último iniciar as obras e ainda me falta uma parte para receber, mas mesmo assim o financiamento foi muito pouco para os que iam iniciar a construção do zero. Estou tentando adquirir um empréstimo no Banco para continuar os trabalhos. Já tenho quatro quartos e quatro casas de banho quase prontos, na fase de acabamento. Mas vou ficar à espera do empréstimo para os equipar e construir outro espaço como cozinha, despensa, esplanada, e caminho de acesso. O resto está muito bem, estou sempre motivado e acreditando no projeto”, Arlindo Lopes (Lindim).

Espaço interativo do Djack

“Essas são as fotos da minha obra que ainda está por terminar. Já só faltam os acabamentos que penso fazer já no mês de setembro. Mas a terceira parte do financiamento nunca sai. Agora estou à espera de um financiamento do banco para terminar. Possivelmente já no mês de setembro.  O meu empreendimento terá inicialmente três quartos, sendo um com casa de banho privativo e dois quartos que dividem uma casa de banho. Os quartos sem casa de banho privativo terão varanda privativa. Teremos uma cozinha ampla com espaço interior e exterior. O serviço de cozinha será interativo. Ou seja, o cliente pode confeccionar o seu próprio alimento interagindo com a família e o espaço. Esperemos em breve concluir as obras para poder abrir ao público!”, Joaquim Neves (Djack).

 

 

Essas são três das 30 iniciativas beneficiárias da ação de formação em Negócios em Turismo Rural. Outras duas, já inauguradas e em plena atividade, são o Recanto D’Nha Fana, do Jorge Rosario, o Sol Raiá, do Adilson Gomes (fotos abaixo). Quisemos manter e compartilhar a atualização do projeto em todas as suas dificuldades. Muitos outros negócios estão em andamento, menos e mais desenvolvidos, porém esses foram os retornos que tivemos até a publicação dessa notícia.

Intercâmbio de soluções sustentáveis

Co-criar a Rota D’Aldeias Rurais de Santo Antão foi o nosso primeiro intercâmbio, atuando com a capacitação de empreendimentos turísticos fora do país. A principal razão da contratação pelo Ministério do Turismo de Cabo Verde, além da nossa expertise, foi a luso-afinidade. Do lado de cá, acompanhamos vibrantes as evoluções de cada um dentro do tempo que é possível. E essa certamente é uma das riquezas numa troca tão grande quanto essa: compreender e perceber a grandiosidade do mundo e suas desigualdades também. E a nossa capacidade de juntos criar novas soluções sustentáveis.

Acompanhe por aqui tudo o que publicamos em nosso site sobre o projeto.

 

Foto principal: Yvon Kerdavid | Fotos dos empreendimentos: Arquivo pessoal