Skip to main content

Um jeito diferente de pensar e viver a Guarda do Embaú

Por 7 de agosto de 2015agosto 31st, 2016Artigos

No litoral do estado de Santa Catarina, mais precisamente em Palhoça, encontra-se a Guarda do Embaú, uma comunidade de origem açoriana, repleta de pescadores. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, reza a lenda que, escondido perto do rio há um baú com tesouro. Mas isso pode ser uma metáfora ao belo local, um tesouro natural.

 

E é para lá que a Raízes embarca nos próximos dias. Com o objetivo de divulgar e desenvolver este verdadeiro tesouro simbolizado por uma região muito rica – mas que precisa se fortalecer para enfrentar os desafios do turismo e do crescimento desordenado – a Raízes e seus parceiros realizarão um workshop entre os dias 19 e 21 de agosto para a comunidade e seus parceiros.

 

“A maior tônica deste projeto é a inclusão e empoderamento dos grupos potenciais da localidade entre eles, pescadores, barqueiros, grupo de mães, associação comunitária como atividade prévia de mobilização para a criação de um projeto co-criado ente a Raízes e a comunidade”, explica Jussara Rocha, nossa facilitadora do projeto em questão.

 

Segundo Jussara, a Raízes atuará como uma ponte que conecta as pessoas às informações e conta com a mobilização ativa da parceira Marli Luiza Juarez, assim como os integrantes do Núcleo das Associações da Guarda do Embaú.

 

“Após conhecermos cada um dos grupos e as características do lugar teremos um momento de construção do Projeto de Desenvolvimento e depois a sua apresentação à comunidade e parceiros para validação”, comenta Jussara.

 

Será um novo jeito de se pensar, organizar e viver a Guarda do Embaú. Além de beneficiar as comunidades locais e conservar a biodiversidade, oferecer qualificação profissional aos moradores e valorizar a identidade local faz parte do plano que visa a gerar impactos socioeconômicos e ambientais positivos na comunidade.

 

A Raízes agradece desde já todas as pessoas e instituições envolvidas no projeto, que de uma forma ou de outra contribuíram e contribuem para a realização deste evento.

 

Nos vemos lá. Até breve!