2017 é o ano do Turismo Sustentável. E, sim, o turismo pode transformar o mundo. Foi com essa pergunta que nossa sócia fundadora Mariana Madureira foi até Berlim, na Alemanha, como você ficou sabendo aqui. Entre os dias 4 e 6 de março ela participou do Transforming Tourism – Tourism in the Agenda 2030 Exchange and Networking of Civil Society Groups on Tourism. E ela voltou de lá com a resposta.
A oportunidade em questão foi única! Mais de 30 pessoas. 19 países diferentes. Todos compartilhando conhecimento e fazendo uma reflexão coletiva sobre os rumos de turismo sustentável no mundo. E o resultado disso foi maravilhoso.
Conseguimos co-criar um documento, a “Declaração de Berlim: Transformar o Turismo,” com todos esses representantes e especialistas do turismo. Foi um ótimo exercício de gerenciamento de ideias, experiências, prioridades, visões de mundo e, finalmente, de convergências. Isso mostra mais uma vez o poder dessa troca de conhecimento e da vontade de criar soluções em conjunto.
Mas, na verdade, o mais incrível nisso tudo foi sentir que, ao final daqueles três dias de evento, não tínhamos mais apenas um grupo de profissionais com o objetivo de criar um documento. Tínhamos amigos engajado em realmente transformar positivamente o turismo.
A “Declaração de Berlim: Transformar o Turismo” foi resultado direto desse encontro na capital alemã e foi apresentado durante a ITB Berlim, a maior feira do trade turístico do mundo. O documento pode ser acessado em português AQUI.
Já a versão original pode ser lida AQUI e ela pode ser assinada AQUI por pessoas e organizações que estejam de acordo com seu conteúdo. Acesse e colabore. O Projeto Bagagem, ONG na qual Mariana é, voluntariamente, uma das diretoras, foi uma das organizações signatárias.
Podemos destacar também, os seguintes tópicos à respeito do encontro:
-
o ano internacional do turismo sustentável, designado pela ONU e pela Organização Mundial do Turismo(OMT) levanta essa bandeira e todas as discussões que envolvem o assunto;
-
a OMT lançou uma campanha linda #TravelEnjoyRespect, mas temos que estar cientes de que mais turismo por si só não irá resolver as mazelas, o lado negro do turismo. Pelo contrário, o trabalho deve ser constante.
-
com um ponto de vista mais crítico, a sociedade civil se une para debater como podemos de fato transformar o tipo de turismo que tem sido feito e que beneficia ainda muito poucos.
-
Há muitos atores envolvidos nessa trama e a responsabilidade tem tamanho proporcional ao seu poder de mudar o jogo. A declaração é um chamado à ação com alguns pontos bem definidos e claros de como esperamos que cada player possa atuar de agora até 2030 pra virar esse jogo.
E aí, vamos juntos criar um novo futuro? Vamos virar o jogo e transformar o mundo através do turismo? É possível mas é preciso dedicação e engajamento de todos os envolvidos para, em primeiro lugar, transformar o turismo.