Depois de anunciar o nascimento da Raízes 360 – parceria oficial entre a Raízes Desenvolvimento Sustentável e a Turismo 360 Consultoria – chegou a hora da prática! Juntas pela primeira vez, estamos trabalhando ao lado da Gerdau, uma das maiores empresas brasileiras na produção de aço, em prol do turismo em Miguel Burnier-MG.
Para este ano, a Gerdau nos convidou a desenvolver o Diagnóstico do Potencial Turístico do distrito de Miguel Burnier, situado em um dos principais destinos brasileiros: Ouro Preto. A empresa está presente no território desde 2004 e firmou um compromisso com a comunidade de contribuir para o seu desenvolvimento com projetos em 10 pilares estratégicos, sendo um deles o turismo.
O diagnóstico é o primeiro passo para o desenvolvimento assertivo desse pilar extremamente estratégico para geração de renda em consonância com a valorização e conservação do patrimônio natural e cultural dessa pequena localidade.
O escopo de atuação
Serão três meses de trabalho intenso, que pretende analisar a oferta turística existente e também o potencial de desenvolvimento de novos equipamentos e atrativos. Outro objetivo é mapear os atores envolvidos direta ou indiretamente com o setor, além de outras iniciativas que possam impactar o desenvolvimento do turismo no distrito.
Os eixos da pesquisa serão:
1 – Diagnóstico do Potencial Turístico
Análise dos atrativos locais, cruzamento com dados secundários sobre o segmento identificado, a percepção sobre o perfil do visitante potencial e o contexto da região para o desenvolvimento do turismo.
2 – Governança Turística e Mapa de Carências
Análise das estruturas regionais e locais de governança turística (circuito turístico, rotas, órgãos municipais, entre outros) e mapa das carências nesse setor.
3 – Mapa dos Atores Locais
Escuta ativa de empreendedores do turismo e também moradores potencialmente interessados em investir nesse setor.
4 – Mapa de Iniciativas
Levantamento de iniciativas da Gerdau e de outros stakeholders no distrito ou região que possam influenciar o turismo em Miguel Burnier.
A equipe de consultoras – Tauana Costa, Marina Claus, Renata Toffoli e Graziele Vilela – está em campo no território! E a entrega prevista para essas ações é até o próximo mês, março.
Esperamos que esse diagnóstico seja o mapa que vai conduzir ações assertivas para um desenvolvimento turístico que valorize as riquezas socioculturais e naturais locais!