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Raízes é case de estudo da FDC sobre empreendedorismo social

Por 14 de julho de 2016julho 18th, 2016Artigos

A manhã desta quinta-feira, 14, foi de muita troca e aprendizado para a Raízes, especialmente para a sócia e diretora Mariana Madureira, que participou do encontro Poder das Sinergias – Parcerias entre empreendedores sociais e empresas. Organizado pela Fundação Dom Cabral, o evento teve como objetivo apresentar a pesquisa de mesmo nome, idealizada pelo professor Heiko Hosomi Spitzeck e realizada pelo Núcleo de Sustentabilidade da FDC.

Ao longo de quatro horas, foram expostos casos de sucesso promovendo um ambiente de discussão e debates sobre o tema, no Campus São Paulo da Fundação Dom Cabral, na Vila Olímpia. Um deles, o da Raízes, em que Mariana contou sobre os 10 anos de empresa e falou dos projetos de empoderamento, desenvolvimento, turismo solidário, geração de renda, entre outros, em que colaborou.

A participação ficou ainda mais colaborativa quando Thaís Guedes, Coordenadora de Projetos da Fundação Toyota do Brasil, falou sobre a atuação da Raízes em uma demanda do Instituto Arara Azul, que é patrocinado pela marca japonesa. “A atuação foi fundamental e as experiência que elas (mulheres da Raízes) trouxeram para gente permanece até hoje”, disse ela.

A programação incluiu também um café de boas vindas; o lançamento do relatório com discussão sobre o valor de cooperação entre empreendedores sociais e grandes empresas; a apresentação de casos concretos de outras duas empresas, a De-Lá e a Assobio; uma dinâmica de World Café sob a reflexão: “como podemos ajudar empreendedores sociais e empresas a se conectarem?”; e o encerramento, com proposta para botar a mão na massa.

 

A pesquisa

O estudo enfatiza o potencial das parcerias entre empreendedores sociais e empresas privadas, sob o objetivo central de explicar e evidenciar porque tais parcerias podem ser benéficas para os negócios envolvidos e para a sociedade. Foram utilizados análise de pesquisas nacionais e internacionais, assim como de entrevistas e estudos de caso, incluindo a Raízes.

Um dos trechos destaca os benefícios das parcerias para as organizações: “Muitas empresas estão preocupadas em criar relacionamento com comunidades nas quais atuam. Essas empresas não costumam ter pessoas específicas nem expertise para proposição e implementação de programas socioambientais bem-sucedidos, resultando em comunidades muitas vezes sofrendo com projetos que não tem começo, meio e fim. A Raízes entra como uma parceira de ambas, uma ponte que conecta o que a empresa quer ofertar conectado as reais necessidades e anseios da comunidade”.

Outro, fala sobre os resultados práticos, sendo mais de 40 projetos realizados e mais de mil pessoas beneficiadas.

 

“Tinder” do 3º setor

Uma das razões para o encontro de lançamento da pesquisa O Poder das Sinergias foi gerar um sistema de comunicação que avalie o potencial de uma parceria entre um empreendedor social e uma grande empresa. A ideia foi apresentada pelo professor Heiko, que leciona no Projeto Dignidade, do MBA em Gestão de Negócios Sociais da FDC, o qual Mariana participou em 2012.

Durante o World Café foram colhidas informações justamente para tornar o aplicativo possível com base em quatro perguntas:

  • O que as empresas precisam saber sobre empreendedores sociais?
  • Como engajar o setor de compras das empresas?
  • O que empreendedores sociais precisam saber da empresa?
  • Com quem precisamos engajar para criar o “Tinder”?

A iniciativa também virou matéria na Folha de S. Paulo e, pelo visto (assim esperamos), deve sair do papel em breve!