Skip to main content

Propósito: como comunicar o seu negócio usando o Golden Circle

Por 2 de agosto de 2019outubro 2nd, 2019Artigos, Vídeos

Agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo. Esse é resultado do modelo do Golden Circle, desenvolvido por Simon Sinek para sistematizar um novo método de pensar. É um conceito que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha com base em seu propósito.

A metodologia é na verdade bem simples, mas causa um grande impacto positivo. Por que será que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras e influentes que outras? Por que muitas conseguem maior fidelidade tanto dos clientes, quanto dos colaboradores?

O Golden Circle parece trazer essas respostas.

 

Compreendendo a metodologia

Segundo Simon, mesmo sem perceber, os líderes inspiradores pensam, agem e se comunicam da mesma forma, e esta forma é o completo oposto de todos os outros. Toda organização no planeta funciona em 3 níveis (de fora para dentro):

  1. O que fazemos?
  2. Como fazemos?
  3. Por que fazemos?

O Golden Circle sugere que consideremos o “por que” como sendo o nosso propósito/legado. “Como” sendo o método/processo. E “o que” sendo produto/serviço (vide a figura). Ele afirma que o que faz as pessoas permanecerem é o porquê você faz. Aquilo que você entrega (produto ou serviço) é só uma prova da autenticidade do seu propósito.

Há vídeos de palestras de Simon explicando isso em detalhes no TED. Também há um ótimo artigo explicando a metodologia no Medium.

 

Aplicação na Raízes

Aqui em nosso negócio social, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, sempre foi muito desafiador explicar o que fazemos para as pessoas. Mas estamos sempre nos atualizando com ferramentas que possam expressar os nossos propósitos, e daí surgiu o nosso encontro com o Golden Circle.

Tentamos facilitar essa compreensão, especialmente pra quem é menos familiarizado com nossa área de atuação e os termos projetos sociais, turismo comunitário, geração de renda, produção associada etc. E daí surgiu o vídeo que você pode conferir a seguir.

 

 

E aí? Foi esclarecedor? Queremos saber sua opinião. Se puder, responda aqui pelo site, por nossas mídias sociais ou mande um email para [email protected] com comentários e/ou sugestões. Agradecemos demais e até a próxima notícia.