Skip to main content

Nem todo negócio é social – mas pode ser do BEM

Negócio social é, na definição do Nobel da Paz Muhammad Yunus, “uma empresa sem perdas nem dividendos, projetada para atingir um objetivo social dentro do mercado. É diferente de uma organização sem fins lucrativos porque o negócio deve buscar gerar um lucro modesto, mas este será usado para expandir o alcance da empresa, melhorar o produto ou serviço ou de outras maneiras que subsidiem a missão social”.

(Para ficar ainda mais ilustrativo, gravamos um Cafezim com Raízes que fala justamente sobre negócio social. Comentamos por exemplo, da definição de setor 2,5, que na analogia fica entre uma empresa que visa lucro e o terceiro setor, bem como da importância do impacto positivo estar no core business da empresa. Confira!)

Por essa razão, nem todos os negócios são sociais. Mas todos eles podem ser do bem! Qualquer empresa pode sim (e deveria) ser melhor para o mundo. Isto é, repensar seu modo de produção, distribuição, relacionamento com clientes, colaboradores e fornecedores, e impacto no mundo de uma forma geral.

Um exemplo ótimo e recente foi a proposta que Yunus lançou a Dória, prefeito eleito da cidade de São Paulo, que inicia as atividades em 2017. Ele sugere que o gestor terceirize os serviços da capital paulista a negócios sociais. “É como se fosse uma privatização, mas o interesse público é mantido em primeiro lugar”, explica o gestor da Yunus Negócios Sociais Brasil, Rogerio Oliveira, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Que tal ter uma ideia do “patamar de bem” da sua empresa e de como é possível elevá-lo? Foi pensando nisso que o Sistema B criou o Rio + B.

Realizado pelo Sistema B – do qual fazemos parte – ele é um projeto que incentiva empresas e redes de negócios a avaliarem e tomarem consciência de seu impacto socioambiental. O objetivo é engajar a iniciativa privada na agenda de sustentabilidade da cidade do Rio de Janeiro. Demais, não é?

Para conhecer o impacto socioambiental da sua empresa na cidade e para as pessoas, preencha o quick assessment. É gratuito e rápido, e pode ser o empurrãozinho que você e seu negócio precisavam para contribuir por um mundo melhor!