Skip to main content

Saiba como foi a mentoria que a Raízes executou com a CI-Brasil no sul da Bahia

Por 11 de abril de 2025abril 14th, 2025Notícias
Mentoria

Em fevereiro chegamos ao fim da 2ª edição da Mentoria para Pequenos Negócios de Turismo, uma iniciativa da Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), em parceria com a Futuri e a Raízes Desenvolvimento Sustentável, que deixou um rastro de inspiração, fortalecimento e potência no extremo sul da Bahia.

Essa mentoria fez parte do projeto Turismo + Sustentável, com o propósito de  impulsionar empreendimentos responsáveis e contribuir com um turismo que respeita o território, valoriza a cultura local e promove o desenvolvimento sustentável.

Mais de 300 horas de mentorias 

Foram 20 negócios locais que embarcaram em uma jornada profunda de aprendizado, troca e desenvolvimento. Com o apoio de 23 mentores especialistas, os empreendedores participaram de 25 encontros coletivos, totalizando 75 horas de formação online.

Além das formações em grupo, cada negócio recebeu atenção individualizada com cerca de 12 horas de mentoria personalizada, somando mais de 300 horas de mentoria ao longo do processo.

As mentorias abordaram seis áreas essenciais para o fortalecimento dos negócios: estrutura e governança, gestão de pessoas, produtos e serviços, comunicação e mercado, e desenvolvimento local. E para apoiar a implementação das melhorias, cada empreendimento teve acesso a um capital semente de até 15 mil reais, destinado a investimentos estratégicos em suas operações. Com esse recurso foram feitos incrementos importantes como um banheiro para turistas na Aldeia Juerana em Santa Cruz de Cabralia e um píer para receber visitantes náuticos no espaço agroecológico da Ayê Ecoturismo em Alcobaça. 

Um destaque especial dessa edição foi a participação das madrinhas, Virginia Alfenas, Tauana Costa, Jussara Rocha e Lucila Egydio, que acompanharam de perto os negócios, oferecendo escuta, orientação e inspiração com sua experiência no turismo responsável. Elas foram parte fundamental dessa construção, trazendo acolhimento e visão para os desafios cotidianos dos empreendedores.

Histórias que tocam, aprendizados que permanecem

O encerramento da mentoria foi também um momento de emoção e gratidão. Para Carla Galdino, agente local da Raízes que também se despediu da equipe durante o encontro final, “Eu levo também muito aprendizado, porque fazer parte dessa mentoria foi uma coisa muito importante para mim também. Foi um trabalho novo. Por mais que eu já tivesse experiência com comunidade tradicional, conhecer o negócio de vocês foi incrível. Saber que nesse território lindo que a gente vive tem pessoas que fazem trabalhos incríveis (…) Eu fiquei muito feliz que minha mãe fez parte disso tudo. Foi muito bom para ela também. Deixei ela bem solta, não me envolvi em nada. Deixei ela participar da forma que ela quisesse. Foi muito legal ver essa desenvoltura dela. E eu queria muito agradecer à Raízes pela oportunidade de fazer parte disso.”

As falas de quem participou revelam o impacto desse processo. A Petiscaria Sol e Mar, iniciativa coordenada pela Associação de Moradores Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, compartilhou com carinho o sentimento de encerramento:

“Já estamos com saudade. As meninas estavam até comentando aqui a respeito. O compromisso de quarta-feira, na próxima, não terá. A gente vai levar um pouco do que aprendeu ao longo das mentorias. Foi muito válido. A gente agradece o incentivo, o apoio, a motivação. E o aprendizado e a troca, né? A experiência dos companheiros. É bem isso. Gratidão.”

E para o Victor Libardi, da Natura Ecoturismo, “Queria dizer que foi muito importante para mim, para a Natura Ecoturismo, claro, passar por todos os processos, mas, principalmente, para o Victor, como pessoa. O crescimento pessoal foi enorme. Trocar essas experiências com vocês foi muito marcante. Vocês são muito importantes pra minha vida. A nossa história não acaba aqui. A gente formou uma grande família (…) Obrigado, Raízes. Obrigado, Futuri. Obrigado, CI. Vamos com tudo!”

Depoimentos como esses revelam a potência da mentoria como instrumento de conexão, empoderamento e transformação. Mais do que capacitação, esse processo promoveu encontros, fortaleceu vínculos e lançou sementes que continuarão brotando no território.

Encerramos esse ciclo com o coração cheio e a certeza de que, quando o cuidado se encontra com o conhecimento, os resultados florescem. A mentoria termina, mas os caminhos continuam, firmes, férteis e sustentáveis!

Agora os 20 projetos já estão disponíveis na vitrine do nosso site. Te convidamos a visitar para conhecer esses empreendimentos e fortalecer ainda mais o Turismo + Sustentável no Brasil (inclusive nas suas próximas viagens). Conheça e apoie!