Skip to main content

Mariana Madureira representa Raízes no Fórum Socioambiental do Caparaó

Por 1 de novembro de 2013setembro 27th, 2016Artigos

Compartilhar o conhecimento adquirido e contribuir para o desenvolvimento social são duas das paixões da Raízes. Unir as duas em uma mesma atividade, então, melhor ainda! Foi justamente o que aconteceu no final de outubro, quando a nossa sócia Mariana Madureira participou de um evento importante para fortalecer o turismo sustentável no Brasil: o Fórum Sócioambiental do Caparaó.

 

Durante dois dias, profissionais se reuniram em palestras e debates para valorizar essa região que fica entre Minas Gerais e Espírito Santo e tem seu potencial ainda pouco explorado.

 

“Foi um primeiro passo para aproximar os dois estados que dividem o produto turístico do Caparaó em sua fronteira. Mesmo com o parque e as paisagens fantásticas, o turismo ainda não está desenvolvido em todo seu potencial. Agora que os produtores de café começam a olhar para a experiência de conhecer o processo produtivo como um potencial turístico”, afirma Mariana.

 

Durante sua participação, Mariana falou sobre um assunto que conhece muito bem. A empreendedora dissertou e deu uma verdadeira aula sobre o tema “Turismo Sustentável em Área de Conservação”. Ela ficou bastante satisfeita com o resultado obtido no fórum.

 

“Na mesa de debates em que fui palestrante tivemos uma discussão rica que envolveu os representantes das Secretarias de Turismo de Minas Gerais e do Espírito Santo, além do gestor do Circuito Pico da Bandeira (MG) e da gestora do consórcio do Caparaó (ES)”, comenta.

 

Enfim, a conclusão após o evento é que o diálogo é fundamental para tornar realidade projetos que podem mudar o jeito de fazer turismo no Brasil.

 

“O Forúm plantou uma semente para importantes debates futuros. Foi um momento importante de envolvimento de atores (governos, sociedade civil organizada, trade e comunidade) e alinhamento de informações”, finaliza a sócia da Raízes.

 

A Raízes Desenvolvimento Sustentável é um negócio social de desenvolvimento local. A raiz do negócio da empresa são projetos baseados em turismo, artesanato e associativismo. Promover experiências e enriquecimento cultural às pessoas, além de entregar soluções sustentáveis de desenvolvimento local, são a nossa paixão.