O impacto de investir em causas socioambientais podem ser medidos de diversas formas. E se você conhece a Raízes, sabe que nós acreditamos que o Investimento Social Privado (ISP) é de extrema importância não só para as empresas investidoras como para toda a sociedade, independente da área a qual é direcionada a verba.
Um exemplo prático de como um investimento social impacta além do que conseguimos enxergar é em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo um estudo realizado e publicado em 2023 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela nossa parceira Sitawi e com apoio do Movimento Bem Maior, os investimentos sociais dentro do Terceiro Setor geram 4,27% do PIB do Brasil. O valor foi o equivalente a R$ 423 bilhões de reais em 2022.
O estudo não contempla com precisão setor 2,5 por exemplo, como são chamados os negócios sociais como a Raízes. E também pouco se sabe – até agora – para onde exatamente o ISP é direcionado, apesar de pesquisas como BISC e Censo GIFE já ajudarem a termos uma macro visão desse campo.
Notando essa falta de dados para análises mais específicas e aprofundadas sobre o tema, temos participado do desenvolvimento coletivo de um estudo que busca entender a relação entre o Investimento Social Privado e o turismo no Brasil. A execução tem sido em parceria com a Turismo 360 Consultoria e o Turismo Spot, com metodologia do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS), vinculado à da Universidade de Brasília (UNB), e apoio da Fundação Grupo Boticário, ponteAponte, Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e do Instituto Bancorbrás.
Benefícios para a sociedade e para o seu negócio
Investir com propósito traz os retornos óbvios, financeiros, mas também os menos tangíveis que o dinheiro, como a reputação. As novas gerações estão cada vez mais conectadas às causas ambientais, sociais e políticas, procurando assim empresas que atuem a favor de algo além do lucro.
Por definição do GIFE, o ISP tem como proposta o repasse de recursos de forma estratégica, com resultados, objetivos, mostrando impactos claros e com potencial para criar programas economicamente sustentáveis. Quando estruturado para atender às necessidades do país e em sinergia com as políticas públicas, resulta em ações efetivas que contribuem de forma significativa no país, indo além da questão financeira.
Em outras palavras, o Investimento Social Privado tem como missão a transformação social, um bem de valor inestimável que contribui para o desenvolvimento socioeconômico ambiental, valorizando oportunidades e boas práticas.
Investir em causas socioambientais como estratégia de negócio
As atividades de Investimento Social Privado estão cada vez mais ligadas à estratégia empresarial, procurando melhorar os investimentos realizados com as demandas socioambientais. Desta maneira, o olhar para as pessoas e o meio ambiente deixa de ser filantropia para se tornar de fato um investimento estratégico.
Um dos elos de aproximação ao tema na última década são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Nós, inclusive, falamos um pouco sobre os novos ODS brasileiros e como eles têm total conexão com o nosso país, tão sociobiodiverso, e também com a atuação da Raízes.
As empresas estão reconhecendo que contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade também agrega valor à sua marca e fortalece a relação com os investidores e acionistas, que estão cada vez mais atentos às práticas sociais e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
Investir em causas socioambientais tem o poder de transformar positivamente o planeta e a sociedade. Ao adotar uma postura proativa e responsável, organizações garantem, ainda, competitividade no mercado.
E, você? Já sabe onde sua empresa vai investir no ano de 2024?