Este livro que é resultado de uma pesquisa pioneira e revela o estado da arte do Investimento Social Privado (ISP) no turismo brasileiro, uma área tradicionalmente invisível nas discussões sobre o setor. Enquanto o ISP é frequentemente direcionado a áreas como educação, meio ambiente e saúde, este estudo investiga como ele pode influenciar positivamente o turismo, um setor crucial para a economia e a identidade cultural do Brasil.
O turismo é mais do que uma mera atividade econômica: ele molda empregos, comunidades e o meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 1 em cada 10 empregos no mundo é gerado por esse setor. O impacto do turismo permeia não apenas grandes empresas, mas também pequenos negócios locais, desde postos de gasolina até artesãos individuais, criando uma extensa rede de influência socioeconômica e cultural.
A pesquisa destaca a necessidade urgente de direcionar investimentos de maneira consciente e estratégica, convocando empresas, institutos e fundações a reconhecerem seu papel vital no desenvolvimento responsável do turismo. O documento não apenas fornece dados valiosos, mas também propõe uma reflexão sobre como esses investimentos podem contribuir para a redução de desigualdades e injustiças sociais e ambientais.
O livro é uma iniciativa da Raízes 360, que engloba as consultorias Raízes Desenvolvimento Sustentável e Turismo 360, com a parceria acadêmica do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS) da UnB e parceria de divulgação da Turismo Spot. O estudo é apoiado institucionalmente pelo Grupo de Institutos e Fundações de Empresas (GIFE), pela ponteAponte e pela Fundação Grupo Boticário, com patrocínio ouro do Instituto Bancorbrás para a participação em eventos.
Baixe a publicação “Investimento Social Privado em Turismo no Brasil: Impactos, Motivações e Desafios” gratuitamente preenchendo o breve formulário a seguir.