O encontro de gerações pode ser muito produtivo e enriquecedor para uma empresa. É o fortalecimento da cultura, o encontro com a maturidade, o olhar para a inovação, é o caminho para a pluralidade. Integram a equipe aqui da Raízes pessoas dos 20 aos 60 e poucos anos de idade – isso porque neste momento estamos sem uma pessoa na vaga de estágio, então essa faixa etária pode ser menor. E, por isso, podemos dizer com certeza: a intergeracionalidade no mercado de trabalho só traz benefícios para as pessoas e para o negócio.
Trouxemos a seguir quatro benefícios dessa fusão com base em depoimentos da Jussara Rocha, 61, e da Sofia Barbosa, 22. Confira a seguir!
Possibilita somar experiências
“Trabalhar com a intergeracionalidade é fazer as pessoas terem voz, terem vida. E acho que essa é uma das coisas que me aproxima assim profundamente da ‘filosofia’ da Raízes: a possibilidade de somar todas as experiências e de promover um arejamento, um frescor, um respeito entre as pessoas e as suas vivências”.
Garante aprendizado constante
“É um aprendizado constante, justamente por essa questão da intergeracionalidade no mercado de trabalho. Estamos sempre trocando experiências, informações, saberes. É um trabalho complementar, onde todos se sentem confortáveis em se expressar, sabendo que seremos acolhidos”.
Proporciona diversidade, respeito, criatividade e inspiração
“É fazer com que aquilo que a gente carrega ao longo do tempo seja insumo para olhar para o nosso trabalho e depositar nele toda riqueza que a gente traz ao longo do tempo. E a soma disso tudo é o resultado. A gente se transforma num imenso mosaico de riquezas e é isso que faz da Raízes o que ela é hoje: essa empresa diversa e respeitosa, criativa e cheia de inspiração”.
É um fator de inclusão
“Estou convivendo com tanta gente e em um processo tão bonito de integração de idade, que eu vejo que idade não é um fator de exclusão, ao contrário, é um fator extremamente importante para incluir as pessoas na sociedade. Essa força que a gente tem, ao mesmo tempo a leveza, a troca com as diversas idades é muito rica. Isso é um motivo de muita gratidão e de uma força muito grande”.
Com o tempo, essa troca da intergeracionalidade no mercado de trabalho se torna tão natural que você nem percebe, como é na Raízes: um trabalho com fluidez e troca de conhecimento entre mulheres e homens de várias idades.
Quais outros benefícios você consideraria pontuar e trazer para essa discussão?