Skip to main content

Inclusão digital e outras adaptações pós-crise pandêmica que adotamos na Raízes DS

Nem sempre é possível prever o que vai acontecer, como foi o caso da crise pandêmica que vivemos por conta da Covid-19. Passados alguns meses, com o avanço da vacinação e queda constante de mortes, podemos – literalmente – respirar com menos preocupação. A insegurança afetou todas as camadas da sociedade. Profissionalmente, também tivemos de nos adaptar e, agora, adotar novas práticas para encarar o que vier nesse sentido, entre elas, a inclusão digital.

Confira a seguir, em detalhes, as adaptações pós-crise pandêmica que adotamos aqui na Raízes Desenvolvimento Sustentável:

 

1 – Inclusão digital para os beneficiários

Se antes a inclusão digital já fazia parte de alguns projetos sociais, agora ela está oficialmente na grade de formação fornecida para os beneficiários. Isto porque entendemos que hoje é fundamental saber usar as tecnologias mais básicas para a comunicação pessoal até para fazer negócios e comercializar produtos. Para além da questão pandêmica, estar conectado na contemporaneidade é uma questão de cidadania e acesso a informações e oportunidades!

Sempre levamos em consideração, é claro, as limitações de cada território em termos de recursos como sinal, disponibilidade financeira e, consequentemente, de bons aparelhos. Mas tudo isso também é adaptado conforme a necessidade de cada um.

Leia também: O que aprendemos com os desafios dos projetos sociais na pandemia

 

2 – Modelo híbrido

Passamos ainda a adotar oficialmente o modelo híbrido de trabalho, com parte das atividades sendo presenciais, parte sendo virtuais. Essa é uma realidade que quase sempre fez parte da essência da Raízes por conta das nossas gestoras, colaboradoras, consultoras e consultores estarem espalhados em diferentes locais do Brasil.

Mas atualmente, replicamos as práticas virtuais para mais momentos de atividades, inclusive nos próprios projetos sociais, em etapas de capacitação e mentorias. Isso pode facilitar processos bem como ser mais sustentável. Em outros momentos possíveis e planejados, os encontros com a presença física entre a nossa equipe e também com os beneficiários são fundamentais e continuarão existindo!

3 – Políticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA)

Aprimoramos as políticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Raízes. São um conjunto de leis e normas para adequar o nosso negócio social aos padrões exigidos por lei, para evitar acidentes, qualquer mal que possa ser causado à nossa equipe pelo ambiente, bem como evitar danos ao meio ambiente a nossa volta.

É fundamental pensarmos, cada vez mais, em formas de proteger colaboradores e beneficiários de doenças e outros riscos. Precisamos, também, sempre enxergar além por conta das questões geradoras das crises climáticas e de biodiversidade para proteger também o planeta. Isso faz parte do nosso comprometimento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

E queremos saber: quais foram as adaptações pós-crise pandêmica no seu negócio e na sua casa? Caso queira compartilhar, comente nas nossas mídias sociais ou mande email para [email protected]!