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Educação e experiências em projetos sociais: quando o Ser encontra o Saber

A realização de projetos – incluindo as experiências em projetos sociais – é sempre um ciclo de aprender, desaprender e reaprender. Tanto sobre o projeto em si, com as pessoas envolvidas, quanto como uma boa oportunidade para aprender sobre si mesmo.

Nos tempos atuais há uma emergência na reflexão sobre educação, principalmente nos perguntar o que é a educação. Está claro que estamos sendo obrigados a nos educar para uma nova forma de estar no mundo e nos reeducar do que já conhecíamos. Educador e educação já não estão mais exclusivamente no contexto escolar e acadêmico, estão na vida diária – seja como pais, filhos ou profissionais.

Há uma necessidade de aprender e reaprender a todo tempo, isso é o que torna nossa mente flexível suficiente para as adaptações necessárias.

 

Os saberes tradicionais

Sobre educação e aprendizado, parto primeiro de um princípio que não é possível ensinar, mas é possível aprender. Assim, seja qual for o modelo de educação, estamos todos aprendendo a todo instante. O aprendizado, ainda que intelectual e informativo, pode ser considerado como possibilidade de Educação do Ser. O Ser como parte profunda do nosso íntimo, do emocional que se reconhece e aprende sobre si mesmo, e que poderá ver o mundo de uma forma mais vasta e atuar de maneira coerente.

Porém, no processo normal da cultura em que vivemos, nos confrontamos imediatamente com o valor social dado ao “Saber”. O saber enquanto acúmulo de informação, valor ao conhecimento puramente intelectual e informativo. Esse tipo de valoração tem levado claramente ao estresse e a desvalorização de saberes tradicionais que não passam pela academia, pelo contrário: os contextos formais não o consideram.

 

Educação x Desenvolvimento do Ser

“Se você pensa que seu corpo e sua mente são dois, isso está errado; se você acha que eles são um, isso também está errado. Nosso corpo e nossa mente são dois e um … na experiência real, nossa vida não é apenas plural, mas também singular. Cada um de nós é dependente e independente”, Shunryu Suzuki.

O Ser como singular e plural, em desenvolvimento psico, emocional e espiritual. Uma qualidade de desenvolvimento onde há espaço para as emoções, para a consideração psíquica e espiritual, o fortalecimento do Ser como parte de um Todo, maior que a pessoa e maior que a soma das partes.

A Educação do Ser é um processo que também podemos considerar com redução de aspectos do ego que privilegia valores como reconhecimento, fama, poder, acúmulo financeiro e todos os demais desejos que dificilmente serão satisfeitos, que muitas vezes podem aparecer de forma sutil, e o sujeito supor que não possui tais desejos.

O desenvolvimento do Ser, por sua vez, é abrir espaço para a essência com valores que emergem como serviço, compaixão, solidariedade e presença.

Por isso, na Raízes, com nossas experiências em projetos sociais, quando atuamos em qualquer território, buscamos trazer a presença e a conexão de cada um àquele momento. E fazer enxergarem suas potencialidades individuais e, depois de somadas, se transformam em sabedoria coletiva, para gerar a grandiosidade que é um produto artesanal, uma rede de pessoas, a identidade de uma região, a valorização do Ser.

 

Logo, a educação não é somente fora de si, mas muito mais como eu educo a mim mesmo e, a partir daí, educar pelo exemplo, muito além e mais potente que o saber puramente informativo. Tornado uma pessoa aberta que educa e é educado ao mesmo tempo, que depende e é independente ao mesmo tempo.

Dessa forma a necessidade de olhar para si mesmo, desde qualquer posição de educador, enquanto docentes, pais, facilitadores, estendendo às famílias, ou simplesmente uma pessoa que se torna exemplo. Da depende a verdadeira educação para a transformação de um sistema mais sábio e acolhedor para Seres Humanos viverem.

 

Por Lizandra Barbuto