Realizado a cada dois anos, tendo ocorrido pela primeira vez na América do Sul nos dias 09 e 10 de outubro, em São Paulo, o Congresso Mundial de Turismo Social, organizado pela OITS (Organização Internacional de Turismo Social), em sua 26ª edição contou com apoio e organização do SESC. O evento tem como objetivo debater formas responsáveis e sustentáveis de se realizar turismo e as semelhanças e diferenças entre as modalidades de turismo social, solidário, comunitário e acessível.
Estes principais assuntos foram debatidos em formato mesa redonda com especialistas de cada área. Referência na área de turismo comunitário, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, representada por uma das sócias, Mariana Madureira, participou do Congresso, que, além de expor e debater sua experiência, apresentou painel com tecnologia e-poster, em conjunto com o Projeto Bagagem, para apresentar os projetos realizados, que eram vistos no hall principal do Sesc Consolação.
O evento trouxe nomes de peso para discutir o assunto, com destaque para Jordi Gascón (Espanha) que deu a palestra de abertura do evento e Sérgio Molina (México) que encerrou. Além da Raízes, na mesa de turismo comunitário estavam Maurizio Davolio (Associazione Italiana Turismo Responsabile) e Fernando Bellot (Tren Turistico y Comunidades Rurales de Ecuador).
Com destaque em sua apresentação, o trabalho realizado virou nota no site do evento, que evidencia a importância das ações feitas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Para acessar e ler resumo do evento, clique aqui.
Confirmando sua importância para o setor, o congresso teve um balanço extremamente positivo para todos. Contou com ótima organização e diversos momentos networking, além de apresentações culturais que completaram o evento.
Crédito da imagem: Mariana Madureira