“A força transformadora vem do território e não de fora dele” é uma das premissas do projeto Mãos à Moda. Idealizada pelo Sebrae Minas e com metodologia cocriada com a Raízes Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa visa a dinamização econômica, geração de renda e inovação social por meio do empreendedorismo criativo na cadeia produtiva da moda em Minas Gerais.
A primeira edição acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Almenara, destacando as riquezas deste município do médio Vale do Jequitinhonha, cujo nome significa “farol”. O município traz em sua trajetória uma cultura viva que emerge das águas do rio Jequitinhonha e reflete a criatividade de sua gente.
Protagonismo local
Como mostramos na frase de abertura deste texto, a potência está na integração das riquezas locais, fomentando o fortalecimento da cadeia produtiva, o empreendedorismo criativo da moda, a inovação e a criação de novos empreendedores individuais ou coletivos. O Mãos à Moda parte das seguintes premissas:
• A força transformadora vem do território e não de fora dele;
• O projeto é cocriado com os beneficiários e parceiros;
• Foco no empreendedorismo e no protagonismo local;
• Valorização da identidade, dos saberes, ofícios tradicionais e potenciais locais;
• Adoção das melhores práticas socioambientais;
• Visão de transformação real e sustentabilidade.
Na foto que ilustra este texto, a mestra bordadeira Adelicia Amorim mostra o seu trabalho.
Metodologia e etapas de execução
“O projeto visa oportunizar possibilidades de qualificação e aquecimento de um ambiente empreendedor por meio da cadeia produtiva da moda na cidade, proporcionando conexões reais com o mercado. Essa materialidade é construída considerando todas as especificidades do público-alvo e do território – sabendo que projetos dessa natureza trazem, acima de tudo, processos de mudança de cultura e visão de futuro. Além disso, considerando que essas mudanças não se dão no curto prazo para que sejam efetivamente sustentadas”, explica Jussara Rocha, coordenadora do projeto pela Raízes.
Desta maneira, a metodologia desenvolvida prevê a realização em cinco etapas num período de 24 meses (dois anos). Serão:
1 – Mapeamento do território;
2 – Formação para produção e de gestão de negócios de moda;
3 – Laboratório de inovação;
4 – Seleção e incubação de negócios;
5 – Acesso ao mercado.
Além destas, transversalmente serão realizadas atividades de equidade de gênero, coesão social e atenção psicossocial dos participantes.
O que já foi realizado
O lançamento oficial do projeto aconteceu este ano mesmo, no dia 12 de janeiro, durante um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Almenara, SEBRAE MG, SESC Almenara e outros parceiros locais. O evento destacou artistas da cidade por meio de um desfile de moda, exposição de produtos artesanais, música e poesia.
Ali mesmo, falou-se sobre a importância do projeto tanto na qualificação e geração de trabalho, mas especialmente pela possibilidade de se criar uma marca autoral e ter visibilidade em todo o país. Por conta disso, mais 300 pessoas demonstraram interesse e, no próximo mês, serão convidadas para a apresentação detalhada do Projeto.
Abrimos o processo de trabalho da primeira etapa – Mapeamento do Território – ainda em fevereiro. Foi realizada uma reunião de kick off com o Prefeito Ademir Gobira, secretários municipais e os representantes do SEBRAE MG, Raquel Canaã e Humberto Rodrigues, além de reuniões com outros parceiros locais.
Sentimos empolgação pelo engajamento inicial do território e esperamos colher belos frutos de empreendedorismo criativo na moda. Siga acompanhando as novidades por aqui!