Skip to main content

Escola do Mar: emancipação feminina para jovens do Extremo Sul da Bahia por meio do turismo

Imagine contribuir com a emancipação feminina de jovens com uma vivência profissional no mercado de trabalho do turismo de natureza e capacitação gratuita, no extremo Sul da Bahia?! Esse é o propósito da iniciativa Escola do Mar, um projeto da Associação Move em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão de Educação Ambiental da Universidade Federal da Bahia e patrocínio da Fundação Grupo Boticário.

A ação foi viabilizada por meio do edital Teia de Soluções – chamada Áreas Naturais Protegidas. Nesta edição, foram selecionadas propostas com ideias práticas e inovadoras voltadas para a promoção do turismo de natureza ou para a segurança hídrica.

Mas para além desse patrocínio, outros tipos de apoio viabilizam o projeto. A Raízes, por exemplo,  vai contribuir voluntariamente por meio da atuação das profissionais Mariana Madureira (cofundadora e diretora executiva da Raízes), Jussara Rocha (sócia e diretora de projetos) e Tauana Costa (especialista em projetos), com os conteúdos e capacitações ao longo desse período.

“A Escola do Mar é feita de colaboratividade! Pensando assim convidamos para fazer parte de nossa Rede de Parcerias diversas instituições, empresas e pessoas envolvidas na conservação da sociobiodiversidade e na promoção do turismo de natureza. Acreditando em nosso propósito, a rede de parcerias colabora com a Escola do Mar oferecendo oficinas temáticas, vivência profissional e apoio logístico”, conta Bruna Canal, uma das idealizadoras da Escola do Mar.

Oficinas temáticas e outras vivências

As oficinas temáticas têm três eixos principais: turismo de natureza, conservação da sociobiodiversidade e empoderamento feminino. Nos envolvemos na iniciativa pois Bruna é uma das consultoras da Raízes no território e atuou durante os projetos Turismo + Sustentável e Aceleração de Negócios da Sociobiodiversidade, nos quais já apoiamos negócios da região.

Ao longo de um ano, as selecionadas vão participar de:

  • oficinas temáticas a partir das potencialidades locais;
  • vivência profissional no mercado de trabalho do turismo de natureza
  • intercâmbios de inspiração, acolhimento, diálogo que correlacionam aprendizados com a emancipação feminina

O grande objetivo das ações é ampliar a emancipação feminina e potencializar o turismo de natureza. Acreditamos que, com isso, possibilitamos o reconhecimento socioeconômico das áreas naturais protegidas, fortalecendo a conservação da sociobiodiversidade – em especial no Extremo Sul da Bahia.

Sobre Caravelas e o Território Abrolhos Terra e Mar

Caravelas é uma das cidades históricas mais antigas do Brasil. De vida cultural pulsante com diversas expressões da cultura popular intimamente ligadas aos elementos da natureza, está em uma região de importantes áreas naturais protegidas. É o caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a Reserva Extrativista do Cassurubá, que ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.

Como participar

“Estamos agora no momento de seleção das jovens…Muito contentes e animados para conhecer o rostinho de cada uma que irá vivenciar tudo isso com a gente!”, finaliza Bruna.

A seleção vai acontecer depois do período de inscrições, até 05 de maio. As vagas são para estudantes dos períodos vespertino e noturno do Colégio Polivalente, que fica na região. As fichas preenchidas devem ser entregues à coordenação pedagógica (Sarah).

Saiba mais pelo perfil da iniciativa no Instagram: @a.escoladomar.