Skip to main content

Inscrições abertas para a 2ª edição das Mentorias para Pequenos Negócios da CI–Brasil

Aberta as inscrições para a 2ª edição das Mentorias para Pequenos Negócios promovidas pela Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil). Serão selecionadas 20 iniciativas com potencial para impulsionar um turismo mais sustentável e regenerativo no Extremo Sul da Bahia, que vão receber orientação e financiamento inicial. 

Esta ação faz parte do projeto Turismo + Sustentável, iniciativa da CI-Brasil, contando com a parceria da Aliança Futuri e da Raízes Desenvolvimento Sustentável nas mentorias.

O propósito central deste projeto é impulsionar empreendimentos responsáveis e contribuir para a promoção de um turismo mais sustentável na região do extremo sul da Bahia. Para essa edição da mentoria, estamos em busca de empreendedores que desenvolvam iniciativas que ampliem os benefícios proporcionados pela natureza e para as comunidades locais, para apoiarmos com capacitação, mentoria e capital semente.

A mentoria abrange os municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Canavieiras e Una, todas no Extremo Sul da Bahia.

Quem pode participar das mentorias? 

  • Associações, cooperativas e empresas (MEI, micro ou pequena) formalizados ou não em operação há no mínimo um ano;
  • Iniciativas com operação direta em um dos 09 municípios do projeto;
  • Iniciativas que atuem diretamente com o turismo (ex: hospedagem, atrativos, gastronomia, operadora, agências, etc.) ou áreas correlatas como produção de artesanato, desenvolvimento da cultura, entre outros;
  • Empreendedores que tenham acesso à internet estável;
  • Negócios que tenham disponibilidade de 2 representantes para participar das mentorias – dedicação aproximada de 06 horas semanais;
  • Serão priorizados negócios geridos por mulheres e comunidades tradicionais e aliados FUTURI.

ACESSE O EDITAL COMPLETO

O que as iniciativas selecionadas recebem?

Os negócios escolhidos receberão mentorias coletivas com especialistas do mercado de turismo responsável, assessorias individuais com madrinhas indicadas para cada negócio, suporte para aprimoramento em 6 áreas: estrutura e governança, pessoas, produtos e serviços, comunicação e mercado e desenvolvimento local, além de um capital semente de até R$ 15.000 para investimento em melhorias do negócio.

Através do turismo sustentável e regenerativo, é possível estabelecer uma conexão entre o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza. Se você se interessou e seu negócio se encaixa nos critérios, ACESSE O FORMULÁRIO E FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO. 

Programa Turismo + Sustentável

O turismo é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento econômico, social, cultural, histórico e ambiental nessa região, e possui o potencial de promover e disseminar práticas e produtos sustentáveis. O Projeto de Mentoria de Negócios faz parte do Programa Turismo + Sustentável

Esse projeto tem como objetivo estimular práticas de turismo que sejam mais sustentáveis, regenerativas e integradas à natureza, gerando melhor distribuição de renda, valorização da sociedade local, conservação e regeneração do meio ambiente, sempre em benefício das pessoas – moradores e visitantes.

A região do extremo sul da Bahia demonstra um potencial turístico notável, caracterizado por uma biodiversidade singular, o que abre caminho para a criação de oportunidades de geração de renda e bem-estar, ao mesmo tempo que favorece a conservação ambiental. 

O setor turístico tem o potencial de se tornar um aliado na conservação ambiental e de impulsionar ainda mais o progresso socioeconômico da área. Embora o grande fluxo de visitantes que anualmente frequentam partes da região de Abrolhos Terra e Mar tenha impactos positivos na economia local, é evidente que o turismo ainda não está sendo conduzido de maneira sustentável.

A CI – Brasil atua há mais de 22 anos no território do extremo sul da Bahia e, há 8 anos, de maneira mais intensa, conectando turismo sustentável e áreas protegidas. 

Participe! Aqui na Raízes, estamos na expectativa por mais essa edição.